POSTAGENS/ ARTIGOS ALEATÓRIOS

segunda-feira, 18 de julho de 2011

KIOSQUE DA GRATIDÃO

Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito de modo positivo.
Masaharu Taniguchi

GRATIDÃO


Diga sempre OBRIGADO". A palavra "OBRIGADO" tem um tremendo poder. Toda vez que você a diz para uma outra pessoa, aumenta a auto-estima dela. Seus agradecimentos recompensa e reforça o comportamento dela. Seu "OBRIGADO" aumenta a probabilidade de a pessoa repetí-lo. Se você diz "OBRIGADO" por pequenas coisas, em pouco tempo as pessoas estarão fazendo grandes coisas por você.

Desenvolva o hábito de dizer "OBRIGADO" a todo mundo por tudo e qualquer coisa que lhe façam. Diga "OBRIGADO" a seu cônjugue por tudo o que ele fizer para você. Diga "OBRIGADO" a seus filhos por qualquer coisa que façam pela casa. Quanto mais você agradecer, mais positivos e felizes eles se sentirão em relação a si mesmos. Mais ansiosos eles estarão para fazerem mais coisas que disparem sua estima.

Durante todo o dia, diga "OBRIGADO" às pessoas que fazem coisas por você.

Desenvolva uma "ATITUDE DE GRATIDÃO"
. As pessoas mais felizes e mais populares são aquelas que passam a vida tendo autêntica gratidão pelas coisas que lhes acontecem e por todos os que conhecem. Uma atitude de gratidão garante uma personalidade saudável e um nível mais elevado de auto-estima. E, quanto mais grato você for pelo que tem, mais coisas vai ter para agradecer. ******************************************************

A gratidão de quem recebe um benefício é bem menor que o prazer daquele de quem o faz.
Machado de Assis
MAIS UMA VEZ... OBRIGADO!





Uma família inglesa viajava para a Escócia nas férias de verão. A mãe e o pai ansiavam para se divertir com o filho pequeno nas belas paisagens escocesas. Um dia, o menino saiu andando pelos bosques, sózinho, e chegou a um açude. Como qualquer garoto da sua idae, tirou a roupa e mergulhou. Mas estava totalmente despreparado para o que aconteceu a seguir. Antes que pudesse usufruir das delícias da água, foi tomado por uma violenta cãimbra. Lutando para manter-se na superficie, gritou por socorro.
A luta pela vida estava quase perdida quando, por sorte, um menino numa fazenda próxima ouviu os gritos desesperados e correu para ajudar. O pai do quase afogado ficou muito grato, é claro, e quis conhecer o salvador do filho. No dia seguinte, se encontraram e o inglês perguntou ao corajoso rapazinho quais eram seus planos para o futuro. O garoto respondeu:
- Acha que vou ser fazendeiro, como meu pai.

O pai agradecido fez outra pergunta:

- E você gostaria de ser alguma outra coisa?

- Ah, sim! - respondeu o menino. - Sempre quis ser médico, mas somos pobres e minha família não pode pagar meus estudos.

- Muito bem - disse o inglês - Você pode seguir seu desejo e estudar medicina. Tome as providências e eu arco com as despesas.

Assim o garoto escocês veio a ser médico.

Anos depois, em dezembro de 1943, Winston Churchill ficou gravemente doente, com pneumonia, no norte da África. Avisaram Sir Alexander Fleming, que havia descoberto uma droga miraculosa, chamada penicilina.

Dr. Fleming imediatamente embarcou num avião para a África, levando o remédio para o primeiro-ministro. E salvou pela segunda vez a sua vida, pois era Winston Churchill o menino inglês que Alexander Fleming tinha socorrido no açude, muitos anos antes.

FONTE:EQUILIBRIO DO SER




Aos incapazes de gratidão nunca faltam pretextos para não a ter.
*********************************************************
Gustave Flaubert A Gratidão
Uma mulher passou anos da vida trabalhando, lavando as roupas de sua família à mão. Já tinha visto outras pessoas usando suas máquinas de lavar, mas ela simplesmente não tinha condições de comprar uma. O marido dela queria lhe dar uma máquina como presente, mas ganhava pouco. Ele começou a poupar dinheiro e, depois de muito sacrifício, conseguiu comprar uma máquina nova que facilitaria muito a vida de sua mulher amada. Foi entregue na casa deles e colocada, com todo cuidado, no lugar preparado. A mulher colocou detergente, encheu a máquina com água e pôs as primeiras roupas para lavar. Quando a máquina começou a girar, ela ficou admirada, olhando para o presente que jamais esperava receber. Agradeceu ao marido dezenas de vezes. Para mostrar a sua gratidão, ela caprichava na cozinha e sempre lavava as roupas do marido antes das dos outros membros da família.
Algumas amigas foram visitá-la. Ela as levou à lavanderia, e sorria o tempo todo enquanto mostrava-lhes a sua nova máquina. Cada amiga ouvia a história do amor do marido dela e do sacrifício que ele fez para lhe dar esse presente tão especial. Ela cuidava bem da máquina, sempre a mantendo limpa e em boas condições para o próximo uso. Cada vez que a usava, ela lembrava da generosidade e sacrifício do seu marido. Ela sentia sincera e profunda gratidão no coração.
Qualquer pessoa educada sabe que deve agradecer quando recebe um presente. A verdadeira gratidão se reflete, também, de outras maneiras. Falamos para outras pessoas; cuidamos bem do presente recebido; procuramos agradar à pessoa que se mostrou generosa para conosco; etc.
A gratidão faz parte da vida do servo de Deus. Devemos mostrar a gratidão para com outros homens, mas o foco deste artigo é a nossa gratidão para com Deus.
Por que ser gratos a Deus?
As respostas a essa pergunta são mais numerosas do que as estrelas no céu. Deus nos deu vida, e preparou um mundo especial para nos agradar. Ele é a fonte das nossas necessidades diárias. Mas, o discípulo de Cristo sente gratidão por outras razões, além das bênçãos materias. Considere alguns dos motivos da gratidão do servo de Deus:
******************************************************

Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
Khalil Gibran

O QUE É GRATIDÃO
“Gratidão é o reconhecimento a um benefício material ou espiritual pelo qual fomos agraciados” (assim diz o dicionário).

Entretanto essa virtude de “sentimentos” fica cada vez mais desprezada com o passar dos tempos.

Podemos estar entre precisar e querer ser grato, ou ainda, esperar que alguém nos seja grato por algum beneficio que lhe proporcionamos.

Na primeira hipótese, verificamos as palavras “precisar e querer” (parágrafo anterior). Precisar nos conduz a uma obrigação, e dessa forma, não é verdadeiro o sentimento de gratidão. Querer, nos leva ao sentimento de desejo, e esse é o verdadeiro reconhecimento do amor.

Na segunda hipótese, nós somos desejosos que alguém valorize e até retribua de alguma forma os benefícios (favores) que fizemos. Esse sentimento é próprio dos orgulhosos e vaidosos.

Certa vez, me senti amargurado e até revoltado por não estar sendo entendido com clareza um trabalho filantrópico (onde eu também participava) que determinado grupo estava prestando.

Eu pensava: Quantas vezes eu saio de casa com chuva ou com sol, durante o dia e até durante a noite deixando a minha família para prestar esse serviço filantrópico comunitário, e as pessoas beneficiadas pouco dão valor ao meu esforço e aos demais voluntários.

Essas atitudes me deixavam muito aborrecido.
Mas partilhando tal pensamento, encontrei em um dos colaboradores a seguinte sugestão: - Se você está desencantado com o serviço que estamos prestando, e se isso está lhe fazendo mal, abandone-o! Mas se você conseguir superar essa amargura e entender que “os maiores beneficiados com esse trabalho somos nós mesmos” você estará entendendo que “o amor é serviço” e só ama realmente, quem serve!

Lembrei-me agora de uma máxima cristã que diz: “Faça o bem sem ver a quem”!

É pura realidade. Desde aquele aconselhamento espiritual, sábio e humilde, eu pude entender que eu não devo e não posso mudar o meu “semelhante”, mas posso e quero através de exemplos, fazer com que “ele descubra” (dentro dele), que os valores que recebe, quer espirituais, morais, psicológicos ou materiais é dele, sendo assim, única e exclusivamente de sua responsabilidade e seu entendimento.

Essa palestra sobre gratidão, aberta a participação ativa dos convidados, fez-nos refletir através de diversos aspectos de pensamentos, quais os caminhos que podemos optar para reforçar as nossas virtudes, muitas vezes esquecidas pelas atribulações diárias em nossas vidas. Ela foi realmente benéfica para a minha saúde psíquica e espiritual.

Concluindo minha reflexão e entendimento:
1- Eu quero, devo e posso ser grato, mas jamais poderei interferir no entendimento de gratidão de qualquer outra pessoa.

2- A gratidão pode não ser expressa por palavras ou atos, mas pode ser intima e de coração.

3- Eu jamais poderei avaliar a gratidão de outra pessoa, muito menos pelo seu comportamento.
4- O silêncio pode ser uma forma de agradecimento.

5- O amor deve superar qualquer atitude de gratidão.
6- Eu exerço gratidão à medida que tenho os entendimentos acima.
FONTE: USINA DE LETRAS
AUTOR: Paulo M.Bernardo


Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos.
William Shakespeare

Nenhum comentário:

Postar um comentário