POSTAGENS/ ARTIGOS ALEATÓRIOS

quarta-feira, 18 de maio de 2011

KIOSQUE DA PROJECIOLOGIA


O que é projeção astral?




É o fenômeno do deslocamento da consciência para fora do corpo físico. Em outras palavras, a possibilidade de você estar em algum lugar, enquanto seu corpo físico permanece imóvel no aconchego do quarto, por exemplo. A experiência é conhecida com nomes diferentes, conforme a doutrina ou corrente de pensamento: projeção astral para os teosóficos, viagem astral para os esotéricos, experiência fora do corpo na parapsicologia ou desprendimento espiritual no espiritismo. Acreditamos que o ser humano possui, além do corpo físico, um corpo espiritual que pode ser exteriorizado de forma consciente, em um plano da realidade intermediário entre o plano físico e o espiritual, diz Wagner Borges, psicólogo e fundador do Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas, em São Paulo (www.ippb.org.br). Segundo ele, em geral as projeções acontecem espontaneamente, quando o metabolismo do corpo diminui ¿ durante o sono e relaxamentos. Embora a ciência não explique, há muitas pessoas que afirmam ter passado pela experiência. Entre os sinais típicos durante a projeção, estão a sensação de leveza, de deslocamento e visualização do próprio corpo. O ser humano se liberta das leis que regem o plano físico e assim podem flutuar, tomar formas diferentes e até ir a outros lugares com a força do pensamento, afirma o especialista.


É o fenômeno do deslocamento da consciência para fora do corpo físico. Em outras palavras, a possibilidade de você estar em algum lugar, enquanto seu corpo físico permanece imóvel no aconchego do quarto, por exemplo. A experiência é conhecida com nomes diferentes, conforme a doutrina ou corrente de pensamento: projeção astral para os teosóficos, viagem astral para os esotéricos, experiência fora do corpo na parapsicologia ou desprendimento espiritual no espiritismo. Acreditamos que o ser humano possui, além do corpo físico, um corpo espiritual que pode ser exteriorizado de forma consciente, em um plano da realidade intermediário entre o plano físico e o espiritual¿, diz Wagner Borges, psicólogo e fundador do Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas, em São Paulo (www.ippb.org.br). Segundo ele, em geral as projeções acontecem espontaneamente, quando o metabolismo do corpo diminui durante o sono e relaxamentos. Embora a ciência não explique, há muitas pessoas que afirmam ter passado pela experiência. Entre os sinais típicos durante a projeção, estão a sensação de leveza, de deslocamento e visualização do próprio corpo. O ser humano se liberta das leis que regem o plano físico e assim podem flutuar, tomar formas diferentes e até ir a outros lugares com a força do pensamento.

A CONSCIÊNCIA PODE TUDO

“A consciência pode tudo” é uma frase que às vezes é pronunciada dentro de ambientes teóricos e inexperientes. Quando se analisa alguma coisa, é preciso ter cuidado e discernimento para não se levar ao pé da letra. Toda condição é momentânea, tudo é relativo, e a vida é dinâmica. No momento estamos limitados pelo afunilamento intrafísico (dentro de um corpo físico denso), que traz uma série de entorpecimentos à nossa lucidez.


A partir de um ponto de vista multidimensional (a espiritualidade engloba “n” dimensões), o fator tempo fica desprezível, pois estaremos enxergando a eternidade, e então dentro deste aspecto a consciência pode tudo. De um ponto de vista quadridimensional (espaço-tempo newtoniano), situando-se num ponto do espaço, numa unidade instantânea de tempo, a consciência pode o que pode fazer naquele momento. Um exemplo disso é tentar enxergar mais de 3 lados de um cubo no intrafísico, usando-se os 5 sentidos básicos.
A partir de uma dimensão acima da dimensão física, (pode-se considerar projetado ou fora do corpo), poderemos ver, se tivermos lucidez, mais do que os 03 lados, do mesmo cubo, ou seja, 04 ou até mesmo os 06 lados.


A cada dimensão que nosso ponto de vista conseguir subir, aumentar-se-á a capacidade de visão, ou teoricamente, aumentar-se-ia o número de lados visíveis do mesmo cubo. Considerando-se um ponto de vista a partir da n-ésima dimensão, poderíamos enxergar “n” faces do cubo, n-variáveis de qualquer evento, sem esquecer, é claro, que um cubo tem somente 6 faces, e esta foi só uma analogia. Continuando-se a partir do mesmo ponto de vista da n-ésima dimensão teríamos uma visão ou percepção de tudo e do infinito instantaneamente. Teorizaremos por lógica, que o processo evolutivo é uma subida contínua ad Infinitum para a n-ésima dimensão, no sentido da densidade da matéria para a sutilidade incognoscível da consciência.


Quando tivermos dominado todos os processos, se é que podemos dizer, pessoais, numa específica dimensão, estaremos aptos a subir definitivamente para uma dimensão acima, a continuar a aprender outros processos que sempre surgirão, e sempre naturalmente dentro das leis naturais.

Num determinado momento, um indivíduo tem uma cosmoconsciência (expansão de consciência muito elevada), ou consciência cósmica e se sente uno com todo o universo. É uma sensação indescritível que se manifesta em vários graus diferentes. Esta consciência, que pode ser qualquer um de nós, evolui numa velocidade qualquer, atingirá num determinado momento, um grau evolutivo grande o suficiente que manterá aquele sentimento de bem estar indescritível da cosmoconsciência que aqui e agora, criaria uma alexia em qualquer consciência que tentasse nos descrever a experiência, esta evolução será natural e contínua.


Atingindo uma fase evoluída X ela estará continuamente unificada ao universo, assim o ego, ou o eu dessa consciência terá sumido, ou melhor, diluído. Isto nos leva a pensar que ela é o próprio universo, a partir deste estágio evolutivo. É como se antes ela habitasse o Universo e depois num ponto mais avançado ela se transformasse no próprio Universo.


A partir das projeções do psicossoma (ou corpo astral, ou corpo emocional) o projetor descobre que numa dimensão acima da dimensão intrafísica as coisas são mais sutis. Acima das projeções de psicossoma, virão as projeções de mentalsoma (corpo mental), que por sua vez são mais sutis ainda. Por lógica, uma dimensão acima da dimensão mentalsomática será mais sutil do que esta, ou seja, a dimensão “n” é mais sutil do que a dimensão n-1 ou se quisermos a n-2. Tudo leva a perceber que o processo evolutivo é um processo de sutilização contínua ao infinito.


Se todo este processo não tem fim, leva-nos a pensar, por lógica, que também não tem princípio. Conseqüentemente o tempo não existe. Se o tempo não existe, o espaço também não. Sucessivamente o universo não existe, ele é mera ilusão de nossa consciência. Nossa consciência cria o universo como mecanismo para nossa evolução.


Daí algumas perguntas:


Somos o universo ou estamos no universo?


A consciência cria todo este mecanismo?


A consciência pode tudo ou ela é tudo?


- Dalton Roque e Andréa Lúcia –


A Projeção Astral também conhecida por Viagem Astral, Projeção da Consciência, Experiência Fora do Corpo, Desdobramento, etc. é a capacidade intrínseca que todo Ser Humano tem de se afastar do corpo físico de forma consciente, semi-consciente ou inconsciente.


Saímos do corpo geralmente durante o sono, porque ficamos mais relaxados, facilitando assim esse processo; no entanto, geralmente permanecemos semi-conscientes ou inconscientes, não tendo, assim, uma experiência proveitosa. Todavia, podemos sair também durante o estado de vigília, com plena lucidez, mediante alguns treinamentos. Tudo isso é possível porque somos seres multidimensionais, isso quer dizer que temos vários corpos que atuam em diversas dimensões.


A projeção pode ser voluntária ou involuntária. Na voluntária, a pessoa tenta sair através de determinadas técnicas. Enquanto na involuntária, o fenômeno pode ocorrer sem o desejo da pessoa, espontâneamente.


A Projeção pode ocorrer com psicossoma (corpo astral) ou com o mentalsoma (corpo mental). Porém, é mais freqüente com o psicossoma. Geralmente, apenas projetores conscientes veteranos, após muitos anos de treinamentos, realizam projeções com o corpo mental (mentalsoma).


As sensações são muito agradáveis, podemos, por exemplo, flutuar, atravessar obstáculos físicos, visitar as colônias espirituais, o interior da Terra, o espaço sideral, etc.


As vantagens são muitas, pois podemos conhecer outros seres, encontrar amigos ou parentes que já desencarnaram, visitar lugares remotos, realizar trabalhos assistenciais e principalmente saber, por experiência própria, que o espírito existe e que a vida continua mesmo depois da "morte".
Viagem astral: O Elo entre o Físico e o Espiritual
Mensagem de Geremyia canalizada por Ann Brewer
Um ser humano consiste em um corpo físico e quatro corpos sutis: o duplo etérico, emocional, mental e astral. Cada corpo sutil tem um papel específico para executar trazendo informação dos reinos não-físicos ao veículo físico. A responsabilidade de seu corpo astral é atravessar a lacuna entre as experiências que acontecem nos planos astrais e sua realidade física. Embora a maioria não tenha consciência de visitar outros planos astrais, você constantemente visita outros lugares a fim de incorporar ensinos etéricos à sua existência física. Alguns chamam isto de experiência fora-do-corpo (out-of-body experiences - OBE), outros chamam isto de viagem astral. Qualquer que seja a terminologia e se você tem ou não recordação consciente, todo ser humano sadio viaja durante o estado de sono para outros reinos.
Algumas pessoas podem estar frustradas porque pensam que não estão recebendo informação de seu espírito guia ou pensam que não sabem como contatar os seres não-físicos. Estas pessoas serão surpreendidas agradavelmente ao saber deste contato noturno! Alguma vez você despertou e tentou abrir seus olhos ou mover seus braços e pernas mas estava impossibilitado do movimento? Esta é uma situação na qual seu corpo físico despertou antes do retorno de seu corpo astral. Ou, então, alguma vez você teve sonhos onde você sobrevoava o quarto ou pairava em cima de seu corpo dormindo? Este é de fato seu corpo astral dando um alegre passeio antes de retornar ao seu campo físico. Existem sete planos astrais positivos e sete negativos associados com Terra.
Os planos astrais que você visita dependem principalmente do estágio de sua alma e seu progresso com seus ensinos espirituais. Por exemplo, as almas que existiram em sociedades "lightworker" da quinta dimensão como Plêiades ou Arcturus antes de reencarnarem na Terra podem visitar este plano astral, enquanto que almas "mais jovens" que se originaram no plano da Terra e não experimentaram outras dimensões, têm restrições para visitar alguns planos superiores.
Semelhante ao nosso sistema de educação, há uma tentativa para se agrupar essas almas como uma experiência para acelerar a aprendizagem. Aqueles que escolheram a energia escura, como a fonte de poder, podem visitar um dos planos astrais negativos desde que estes sejam os ensinos que lhes interessem. Porém, não existe uma regra definida, "trabalhadores da luz" não vão automaticamente para planos positivos enquanto os seres escuros não visitam necessariamente regiões negativas. Há muitas exceções. Se você teve alguma vez em uma vida passada uma relação íntima com um ser positivo em que foi apanhado em um plano astral negativo devido a algumas escolhas infelizes...você não está atento a sua relação passada em um nível consciente, mas sua alma retém na memória esta relação. Sua alma é atormentada pelo pensamento de um ser amado apanhado por seres escuros. Neste caso, seu astral viaja cada noite para o plano negativo para tentar salvar o ser amado.
Naturalmente, a viagem astral a um plano negativo não é defendida por que o faz vulnerável. Embora você possa levar proteção adequada quando visita o plano negativo, mesmo assim você pode não suportar. Mais ainda, você está batalhando com entidades negativas quando desce ao plano astral negativo, logicamente isto não é uma experiência agradável. Trabalhadores da luz que viajam para planos astrais negativos podem experimentar periodicamente pesadelos que estão tentando refletir suas experiência, ou eles poderiam despertar exaustos depois de dormir tranqüilamente uma noite inteira.
O corpo astral é a chave do seu crescimento espiritual devido a ponte que se constrói entre sua existência na Terra e seu trabalho no mundo não-físico. Freqüentemente, você avalia os outros por aspectos de sua existência diária e julga alguém por sua existência aparentemente inócua que parecem estar conduzindo. Porém, você não tem nenhum conceito do tipo de trabalho que eles estão fazendo no plano astral:
. Você não tem nenhuma idéia do que a alma contrai, o que eles realmente fizeram em termos do suposto papel que realizam durante o corrente tempo de vida.
. Você não tem nenhuma visão de onde eles vieram, de que obstáculos eles criaram para melhorar seu propósito e aumentar sua experiência, ou onde eles vão.
Entenda que todo o mundo está aprendendo no nível da alma, embora isto pareça não estar sendo integrado em sua existência terrestre. Julgar o progresso dos outros, não aceitar suas tentativas de evolução, só serve para criar blocos em sua própria evolução. Na transição deste plano ao término de sua vida física, você de fato extrai o seu corpo astral do seu corpo físico. Essencialmente, o corpo astral age como o vínculo conectando de vida para vida. Embora a maioria se refira a esta energia como a alma.
Entre reencarnações, você freqüenta uma escola astral em um dos sete planos positivos, revisa experiências passadas e aprende os ensinamentos de várias escolas de "mistério" e sociedades de alma. Aqueles que viveram experiências próximo-da-morte (near-death experiences - NDE) e se viram caminhando através da luz, de fato estavam movendo em seu corpo astral. Quando contudo determinam que não era hora para passar ao outro lado, eles dirigiram seu corpo astral de volta ao corpo físico. Desde que nós mantemos o nosso corpo astral depois de deixar o corpo (campo) físico, é até mesmo mais crítico curar algum dano que poderia residir neste corpo para manter completa sua capacidade enérgica. Alguns de vocês desenvolveram dano em seu corpo astral devido a vidas passadas que não sustentaram a integração de suas aprendizagens do espiritual para físico. Estes bloqueios impedem sua habilidade para transferir facilmente suas experiências noturnas em todos os seus dias de vida.
Se você sente separado da energia do Criador ou freqüentemente se sente frustrado ou bravo porque parece que você não pode aplicar sua perspectiva espiritual para sua existência diária, você pode ter algum dano espiritual e deve realizar exercícios de cura espiritual, como o que se segue:
. Para curar o dano, deite (fique) em um banho ou flutue em uma piscina. Conscientemente extraia seu corpo astral de seu campo de energia e mergulhe mentalmente em uma suave luz azul. Quando você pode imaginar seu corpo astral incandescente com a luz azul, deixe-o flutuar na água com você até que sinta flutuante e saudável. Este é um exercício simples que lhe permite "reintegrar" a energia dos reinos espirituais mais altos ao seu corpo sutil, através da fusão dos seus campos vibracionais com os campos de vibração da água.




Todos nós nos projetamos enquanto dormimos!"

Esta afirmação certamente pode assustar você, mas deve compreender que poucos são os que sabem que se trata de um fenômeno corriqueiro na vida de cada um de nós.
Muitos são os motivos que fazem com que duvidemos da existência desse fenômeno, mas o principal é o “medo do desconhecido”.
Este fenômeno ocorre para que possamos recarregar as “nossas baterias” e é um momento sagrado em que estamos conectados com a Suprema Fonte da Vida (Deus) para repor a energia que utilizamos enquanto estivemos acordados, para que ao acordar novamente, estejamos revivificados, renovados e prontos para mais uma jornada de novo desgaste energético.
Posteriormente veremos que existem três tipos de Projeção Astral (inconsciente; semiconsciente e; consciente) e, o detalhamento que farei na seqüência dessa explanação, visa mostrar que você pode aprender a fazer a sua Viagem Astral de forma consciente, ou seja, que você pode aproveitar as Viagens Astrais que já realiza, de um modo mais lúcido, mais consciente e até dirigido.
Fazer uma Projeção Astral de forma Consciente, não é uma tarefa simples, pois o projetor iniciante estará se defrontando com seus medos, seu subconsciente e com seu inconsciente, que hoje, estão no comando de suas atividades astrais, porém, para assumir esse comando e poder realizar as Viagens Astrais de forma consciente, ou seja, poder direcionar o seu Corpo Astral para os lugares que desejar, para fazer os contatos necessários a aquisição de novos conhecimentos em prol de sua evolução espiritual, você vai precisar se exercitar com assiduidade, desejar muito fazer uma Projeção Astral Consciente e não desistir, jamais.
[1] Parafisiológico – Estudo dos fenômenos fisiológicos de natureza especial, com base experimental, das funções orgânicas e dos processos vitais dos seres vivos.
[2] Consciência Cósmica – Coletânea de conhecimento Universal que dá capacidade ao homem de conhecer Valores e Mandamentos Morais Universais e aplicá-los nas diferentes situações. Relativo aa Testemunho do Nosso Espírito, aprovando ou reprovando os nossos atos com base nas Leis Universais.
[3] Amparadores - Guias espirituais ou mentores extrafísicos. Entidades espirituais que estão em franco desenvolvimento e como parte de seu aprendizado prestam serviços de apoio, socorro e transferência de conhecimento.
[4] Mestres de Luz – Seres Ascensionados. Seres que alcançaram alto grau de conhecimento das Leis Universais que culminou com sua Iluminação.
 Exercício. para projeção astral


Os exercícios para se entrar em Estado Vibracional (também chamados de “EV”) variam, mas a base é sempre mais ou menos esta:


- Deite-se, luzinha apagada (silêncio também ajuda), e aí imagine que tem uma bola de energia transparente, em volta de sua cabeça. Mentalmente, comece então a deslocar esta bola até os pés, depois traga a bola de volta, várias vezes, dos pés à cabeça, da cabeça aos pés, sem parar, cada vez mais rápido.


Procure sentir essa energia passeando e estimulando seu corpo, como se fosse uma espécie de eletricidade gostosa e indolor. Se a uma certa altura seu corpo começar a vibrar sozinho, como se estivesse ligado numa tomada (sem dor nenhuma, é claro), isto será sinal de que você está fazendo o exercício direitinho.


De qualquer forma, com ou sem trepidação automática, esse exercício vai ajudar bastante.


Em seguida, prepare-se para dormir pensando em se projetar. Existem muitas técnicas para isto, e cada pessoa se dá melhor com uma ou com outra, e isto varia bastante. Esta aqui é uma das mais simples:


- Vá imaginando que sua respiração se transformou numa fumaçinha branca, que vai subindo à medida em que você respira, e que vai levando sua consciência aos pouquinhos para fora de seu corpo. Imagine que cada vez que respira, você envia um pouco de sua essência, de sua consciência, para fora do corpo físico... Procure dormir imaginando isto.


Com esse preparo, o que pode acontecer durante a noite é você de repente “acordar” em casa ou em outro lugar qualquer (não é bem um acordar, é mais “tomar consciência de você mesmo”, algo que também é bem diferente do “sonhar” ) e perceber-se no seu corpo astral, que é muito leve e pode até voar


E aí? O que podemos ou devemos fazer, quando projetados?


Bom, não dá pra explicar tudo de uma só vez, mas existem algumas coisas características, numa projeção. As principais são:


1. Normalmente o corpo astral pode voar e atravessar coisas sólidas. Existe também um tipo de vôo curto, bem característico, que é como se você estivesse “nadando no ar”, conhecido como “volitação” (4), do verbo “volitar”...


2) Para se locomover de um lugar para outro, quando projetado, basta você imaginar o lugar para onde quer ir, que no instante seguinte estará nesse lugar.


3) Projeções não envolvem risco nenhum para a saúde, e não existe nenhum risco da pessoa “não voltar”, ou coisa parecida. Como eu já disse antes, o corpo astral fica preso ao corpo físico pelo cordão de prata. Assim, ao menor sinal de medo ou coisa assim, seu corpo astral é imediatamente puxado para dentro do corpo físico, e você acorda.


4) A lucidez nas projeções pode variar muito, em função de muitas coisas, mas principalmente em função da nossa “densidade” espiritual. Nas projeções mais lúcidas teremos mais controle sobre nós mesmos, poderemos impor mais a nossa vontade. Nas menos lúcidas, teremos menos controle, pensamentos mais confusos, haverá mistura de sonhos com projeção (onirismo é o nome disto), etc.






Bom, é mais ou menos isso. A prática é tudo. Talvez você não consiga da primeira vez, nem da segunda, nem da décima... Contudo, é preciso persistir, pois mais tempo ou menos tempo, a coisa acaba acontecendo.


Inclusive, ficando ligado no assunto, lendo bastante sobre projeção astral e fazendo esses ou outros exercícios (sempre aparecem boas técnicas em vários sites e listas, e existem bons livros sobre o assunto), as chances de conseguir uma projeção astral serão bem maiores. O simples fato de se informar sobre o assunto normalmente já aumenta bastante estas chances.


Então é isso... Vá se informando e tentando.


Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário