Magia Cigana
“Ki shan I romani,
Adoi san´I chov'hani."
“Aonde os ciganos vão,
Eu sei que as bruxas estão "
(Raymond Buckland, em Magia e Feitiçaria dos Ciganos)
Muita gente já ouviu falar e, certamente, já sentiu uma ponta de curiosidade a respeito da magia que os ciganos trazem na cultura e no sangue. Suas tradições, o folclore e os antigos ensinamentos fascinam e, ao mesmo tempo, provocam um misto de cuidado e atenção.
Diversos pesquisadores, entre eles Charles G. Leland e Raymond Buckland, já estudaram as magias e encantamentos utilizados por esse povo. Eles têm uma grande conexão com antigos rituais em que entram em estado de transe, utilizando esse procedimento para atingir seus objetivos. E o fazem sem deixar de lado sua devoção ao catolicismo, exaltado por vários ciganos e que muitas tribos do leste europeu usaram como pretexto para suas peregrinações durante os séculos XVI e XVII.
Em várias magias ocorre a invocação das forças naturais como os elementais (ar, água, fogo, terra) usadas para os mais diversos fins. Isso é mostrado por Leland em vários encantamentos nos quais não só as forças dos elementos, mas dos rios e paragens, são utilizados pelos ciganos para curar queimaduras de criança ou para achar coisas perdidas e roubadas. Além, é claro, das simpatias e amuletos ciganos, comentado, nos livros de Buckland e Pierre Derlon.
Para o "povo da estrada", a própria Terra é um lugar sagrado e mágico, contudo distante das visões do teo-matriarcalismo wiccano. Há muito tempo que os ciganos vêem e usam as energias místicas naturais para atingir seus objetivos, mas sem cair no estabelecimento de uma religião sexista, pois os ciganos são, antes de tudo, unidos por sua sabedoria e tradição.
Observando o mundo à sua volta e unindo a sabedoria dos seus anciãos, eles aprenderam a ler a sorte e conhecer o futuro nas mãos e no rosto das pessoas, e ganharam notoriedade fazendo isso, principalmente pelos acertos que obtêm. Para eles, esse é um dom natural que remete às antigas artes védicas da quiromancia e fisiognomonia.
Todo cigano que se preze sabe um pouco da magia de seu povo, e entre os ciganos obviamente existem aqueles que nascem com determinados dons, revelados por meio de marcas no corpo e por meio de certas coincidências na vida dessa pessoa. Quando isso ocorre, ela é preparada para assumir as responsabilidades que fazem parte do seu destino.


As mulheres são conhecidas em alguns grupos como sh'uvanis, e os homens como kakus. São pessoas especiais que têm, entre os vários dons que possuem, a capacidade de prever o futuro e de curar doenças para as quais a medicina não encontra respostas. É a eles que os ciganos recorrem quando precisam de aconselhamento, uma vez que, segundo suas crenças, essas pessoas especiais estão em contato direto com “A Fonte”. Apesar da profunda crença nas forças mágicas e nas leis espirituais, o povo cigano é um profundo conhecedor e devoto dos santos católicos, aos quais dedicam uma atenção especial. Mas nada é tão especial e mágico para um cigano como o culto a Sara Kali.
(por Alex Filho no blog tsaradociganopablo)
Cultura "CIGANA"
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Os laços tribais são tão fortes que eles se tratam por parentes, primos e tios. Um cigano mentir a outro cigano é falta bastante condenável. Os cargos de chefia de tribo não são hereditários, são adquiridos pela sua competência, prestígio e idade.O nascimento de uma criança é muito importante para a tribo, pois quanto mais crianças, mais poderosa a tribo se torna, já que os filhos servirão de defesa dos pais e amparo às mulheres.
Quando a criança nasce, a Phuri-day (mãe da tribo) prepara o alimento para a Fada do Destino que virá ver a criança. O seu primeiro banho é dado numa bacia de cobre. Dentro é colocado vinho com água de rio, flores brancas, moedas de ouro e jóias - para dar riqueza e sorte para a criança.
O cigano a princípio tem três nomes: o nome secreto só de conhecimento da mãe; o nome de batismo que só é do conhecimento da tribo; e o nome de batismo católico que é conhecido dos gadjes (não ciganos).
É ponto de honra entre os ciganos, tanto que os solteiros têm uma posição menos privilegiada.
Antigamente, o pedido de casamento era feito em volta da fogueira, lá se resolviam os dotes e outros detalhes. Para os ciganos, é bom casar pessoas do mesmo grupo ou tribo porque este se fortalecia muito mais.
Uma cigana só não pode casar por três motivos: quando o pai tem uma filha mais velha para casar; quando tem uma filha que arca com o sustento do grupo; e quando há incompatibilidade entre as duas famílias.
O ritual cigano de pós-morte é parecido ao ritual de pós-morte japonês, pois é celebrado com incensos e comidas de preferência do falecido. O povo cigano acredita que o espírito do falecido permanece na Terra, próximo da família, pelos sete dias seguintes ao falecimento. Por esse motivo, não aceitam cremação.
É um dos mais importantes fatores da cultura cigana. O amor para a família está acima de tudo. As crianças recebem amor, carinho e liberdade e têm o papel de levar adiante a existência do grupo. Os homens assumem a chefia do grupo. As mulheres são reservadoras dos laços culturais e religiosos e são muito respeitadas como mães.
Os anciões são guardiões e transmissores da cultura cigana. Devem ser respeitados pois são detentores das tradições. É o maior tesouro do cigano, ao contrário da cultura dos gadjes onde o idoso é menos respeitado porque não contribui economicamente. Sobre a música e sua magia:

A música árabe, flamenca e hindu são as que mais se assemelham à dança cigana. O povo cigano tem na dança uma de suas mais vivas e exuberantes formas de expressão, tirando dos passos, dos volteios do corpo, do rodar de suas saias, do meneio de suas cabeças e mãos, uma alegria contagiante e uma vivacidade talvez única.
Dependendo de sua origem, algumas ciganas dançam segurando pandeiros enfeitados com fitas coloridas, lenços esvoaçantes, leques ou flores. Os homens dançam com as mulheres apenas reforçando a presença masculina, sem toque ou contato físico entre eles. Nas danças em grupo é mantido o respeito entre homens e mulheres, sendo que os homens preferencialmente dançam em grupos somente masculinos, numa dança vibrante, máscula,com passos muito marcados, que requerem muita agilidade e grande condicionamento físico. Os bailados masculinos lembram as danças gregas e russas, que requerem muito mais um ótimo treinamento físico que simples passos de dança. Nas festas, a dança é livre, sem regras. Cada um se diverte como quer, nunca esquecendo o recato e os limites entre homens e mulheres. Nas danças cerimoniais ou rituais existe maior formalidade, os movimentos são mais singelos, curtos e lentos, a expressão do rosto é séria e as cores das roupas mais sóbrias, pois o importante é o fundamento do ritual, que em geral é a entrega de oferendas à natureza, tida como uma força divina, protetora e doadora de bênçãos. O violino, as castanholas, a guitarra cigana, o aderbaque, o banjo, o violão e o pandeiro são os instrumentos mais comuns entre os ciganos, apesar de variarem conforme a região de sua procedência.
Os ciganos procedentes da Espanha, os gitanos, dançam o flamenco, uma dança em dupla ou em grupo onde é forte o sapateado, o bater enérgico das palmas das mãos e o som das castanholas.A dança é aprendida desde a infância e não existe limite de idade para se dançar.

As mulheres usam saias longas, geralmente até os tornozelos, numa demonstração de recato e ao mesmo tempo sedução. Acham desnecessário expor o corpo no pressuposto de que tudo que é muito fácil é desvalorizado. As blusas não possuem decotes ousados, as saias são rodadas e fartas, usando as ciganas mais ricas várias saias sobrepostas. O colorido é o forte atrativo de suas roupas. Muitas gostam de xales, fitas, rendas, possuindo um significado simbólico dentro de cada família cigana. As mulheres ciganas são muito vaidosas e faceiras, usando a discrição das roupas para fascinarem. As mulheres casadas usam o diklo, lenço de seda no cabelo, as solteiras não. O lenço não precisa cobrir todo o cabelo, mas apanhar um tanto do cabelo. Se uma mulher casada retira o lenço em público ou deixa de usá-lo isto é encarado como de mau agouro, desrespeito ao marido ou chamamento de viuvez. As jóias são usadas por ambos os sexos. Cordões de ouro, colares, pulseiras, anéis fazem parte da indumentária cigana como sinal de poderio econômico e elementos de proteção.
As cores possuem um significado que é usado tanto nas roupas femininas quanto masculinas. O vermelho simboliza a energia do fogo purificador e é usado para afastar as más influências e a negatividade; o amarelo traduz a riqueza, a vivacidade e a inteligência; o verde traz o simbolismo da cura, da esperança e da renovação da vida tal como acontece na primavera, que transborda de verde e cores mil, após o frio e o rigor do inverno. O povo cigano associa o azul ao céu, onde residem os espíritos guardiões e a Virgem Maria recoberta por seu manto azul; esta cor traz a tranqüilidade e a paz das esferas superiores, além de representar o elemento água. O cinza não é bem visto. O branco simboliza a pureza das crianças, dos anjos protetores e os estados virginais. O preto é usado como uma cor complementar ou de fundo, e raramente veremos um cigano vestido totalmente de preto, que é uma cor usada nos funerais, embora eles não tenham por hábito vestir luto. O preto é reservado para os rituais de magia junto com o branco e o vermelho.
Andar sem calçados também faz parte do misticismo cigano, pois acreditam que esta é uma maneira de descarregar a energia negativa na terra, ao mesmo tempo propiciando a entrada de energia positiva que vem do céu, do Sol, da Lua e das estrelas.
Seu trabalho é feito da seguinte forma: desperta nas pessoas o poder que elas mesmas possuem em realizar coisas boas.
A entidade é uma mensageira de amor, e uma representante do elo de ligações entre tantos mundos.
É protetora dos que sofrem de mal de AMOR, é a que acolhe e consola os abandonados. É natural da Espanha, viajou por quase todos os países de idioma hispânico e inspirou vários AMORES. É linda, vaidosa e grande dançarina de flamenco. Amorosa e determinada, auxilia em casos de amores impossíveis( mal do qual também é vítima). Resolve com suas magias casos de abandonos, tira rivais do caminho e e harmoniza casais. Prefere os médiuns ciganos, mas entra na aura de alguns gadjos com outros nomes, conforme a linha.
Seu trabalho é feito da seguinte forma: desperta nas pessoas o poder que elas mesmas possuem em realizar coisas boas.
A entidade é uma mensageira de amor, e uma representante do elo de ligações entre tantos mundos.
É protetora dos que sofrem de mal de AMOR, é a que acolhe e consola os abandonados. É natural da Espanha, viajou por quase todos os países de idioma hispânico e inspirou vários AMORES. É linda, vaidosa e grande dançarina de flamenco. Amorosa e determinada, auxilia em casos de amores impossíveis( mal do qual também é vítima). Resolve com suas magias casos de abandonos, tira rivais do caminho e e harmoniza casais. Prefere os médiuns ciganos, mas entra na aura de alguns gadjos com outros nomes, conforme a linha.
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Neste artigo iremos falar sobre a cultura cigana e as mulheres ciganas. Este povo veio do Norte da Índia para o Médio Oriente, acerca de 1000 anos, e há poucos registos sobre a origem deste. Trabalham como músicos e mercenários, ferreiros e artistas, damas de companhia e aios. Devido ao seu tom escuro de pele nunca foram aceites pelas outras sociedades, por esta razão hoje em dia são muitos os Ciganos que fazem venda ambulante para sobreviverem.
Os homens ciganos têm o papel de “senhor do destino” enquanto que as mulheres desempenham a prática de adivinhação. Os Ciganos pensam que quanto mais velho for um elemento do seu povo mais sábio é também.
Por outro lado, no casamento cigano a noiva é vendida ao pai do noivo e o futuro marido e mulher não se podem falar durante a época do noivado, comunicando-se apenas através de amigos. A família do noivo é responsável pela despesa da noiva e a família da noiva não tem a obrigação de ajudar durante o noivado nem de servir à mesa. Depois de acertado o acordo, os noivos trocam objectos, que podem ser um punhal ou uma moeda de ouro, que serão guardados até o dia do casamento. A noiva envolve o seu presente num lenço de seda vermelho, que alguns dias antes da cerimónia do noivado fica amarrado a uma garrafa de vinho.
Já no casamento são usados os mesmos símbolos do noivado e as mulheres usam as suas melhores jóias.
No plano familiar, um casal sem uma criança está destinado à separação, pois o nascimento de um novo ser é muito importante num casamento. Caso o casal não tenha filhos a culpa é da mulher. No que diz respeito à morte, os ciganos acreditam que se uma pessoa morre tem que levar consigo tudo o que lhe pertencia. Se a pessoa morrer com ódio no coração os ciganos acreditam que vagueará sem destino pelo universo.
Este povo é, também, muito ligado aos 4 elementos da natureza: Água, Ar, Fogo e Terra. Estes acreditam que o objecto que representa todos estes elementos é a vela, pois esta contém água (cera líquida), ar (gás que liberta com a chama), fogo (a chama) e terra (a parte sólida da vela: cera sólida).
Na educação os ciganos educam dependentemente dos papéis que cada um deverá ocupar no futuro. As meninas são educadas junto da mãe, para aprender os serviços domésticos, e os meninos junto do pai a partir de uma certa idade, para aprenderem a ser homens.
Esperemos que tenham gostado do nosso trabalho e que a partir deste tenham percebido mais sobre a cultura cigana.
Ana Furtado; Cátia Melo; Daniela Ferro 9ºA
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