LEIS UNIVERSAIS




“A ideia de que a fé só tem a ver com a nossa experiência religiosa é um erro. A Fé é uma faculdade da mente que tem a sua máxima expressão na atitude religiosa, mas a pessoa que tem fé na sua própria habilidade empreende sempre mais coisas que aquela que não tem confiança
in Ciência da Mente, Ernest Holmes


O ser humano caminha num longo processo evolutivo. Todas as nossas escolhas passadas condicionam o nosso presente, pela positiva ou não. A maioria dessas escolhas é inconsciente. O biólogo Dr. Bruce Lipton afirmou que cerca de 95% do que criamos na nossa vida fazemo-lo de forma inconsciente (os nossos hábitos, automatismos, padrões inconscientes de resposta ao meio). Por isto, atraímos tantas vezes para a nossa vida circunstâncias de que não gostamos. São as leis da Vibração e do Carma, Atracção juntas em acção.
Exercício: torne-se observador das suas escolhas. Escolha conscientemente e, perante uma dada decisão, medite na escolha que, para além do seu bem pessoal, beneficia todos os envolvidos. A gratidão e o perdão são as melhores escolhas para cada um semear um carma amoroso e abençoado.


O dharma corresponde, fundamentalmente, ao propósito evolutivo da nossa vida. O caminho que devemos seguir rumo à Verdade. O alinhamento do nosso carma de acordo com uma dada direcção, que é o propósito e o rumo da nossa vida e que por sua vez está em sintonia com a divina ordem universal. É tornarmo-nos sucessivamente na pessoa que nascemos para vir a ser. O dharma é o Plano do Universo para nós. Quanto mais transcendemos o nosso carma, mais tomamos consciência do nosso dharma, e mais alinhamos a nossa vida com este.
A Lei da Atracção e da Analogia são Leis fundamentais da manifestação. Integram os princípios:
- O semelhante atrai o semelhante;
- O que está em baixo é como o que está em cima, e o que está em cima é como o que está em baixo, para que se realize o milagre da coisa una. (Excerto da Tábua Esmeralda, de Hermes Trimegistus).
O maior agente unificador do Universo é a energia do
A analogia, ou correspondência, estabelece a interligação entre todas as coisas no universo e mantém todas as coisas em relação entre si.
De acordo com a Lei Universal da Atracção, o Universo quer para nós o que nós queremos para nós próprios. Ou seja, o Universo respeita a nossa consciência e o que o seu nível evolutivo atrai. Recebemos o que damos, porque damos a nós mesmos. O que fazemos, fazemos a nós mesmos, pela Lei do Carma. A Vida trata-nos como nos tratamos a nós mesmos (consciente e inconscientemente).
“A energia segue o pensamento”, axioma esotérico.
Pensamos e agimos. O pensamento é uma força criadora. A mente humana é uma centelha da mente infinita de Deus.
Alinhe-se com a fonte universal (através da meditação ou oração), focalize-se na sua intenção (mantenha-a na mente) e tome iniciativa no plano físico, de acordo com essa intenção. Paralelamente, desenvolva o desapego pelos resultados. O processo da criação na vida não é para focarmos obcecados como um fim em si mesmo, mas para aprendermos a amar a sacralidade de todo o processo, instante a instante.
Se quiser viver com mais autenticidade, ponha intenção no que fizer; respire com a intenção de ter saúde, trabalhe com intenção de se realizar. A intenção ajuda a construir o seu caminho de vida.
Lembre-se de que o Universo não funciona pela competição, mas pela cooperação. Devemos ser co-criadores, não competidores. A evolução não anda para trás, não é reversível (não é possível a um anfíbio voltar a ser peixe). A excelência é o impulso silencioso no coração da humanidade, e é auto-superação. A auto-superação não é luta: é evolução, é criatividade.
Quanto mais tempo um pensamento puro (isento de outro pensamento) é mantido na mente, mais poderoso o resultado. Esta é a iniciação no processo de manifestação das nossas intenções. A atenção energiza um desejo; a intenção transforma a realidade promovendo a manifestação do desejo.
Quanto mais tempo um pensamento puro (isento de outro pensamento) é mantido na mente, mais poderoso o resultado. Esta é a iniciação no processo de manifestação das nossas intenções. A atenção energiza um desejo; a intenção transforma a realidade promovendo a manifestação do desejo.
É a base da manifestação. Nada está estático: tudo se move e vibra. Esta é a Lei do progresso, do movimento e da rotação. A Matéria, densa, é energia a vibrar em baixas frequências; o pensamento, subtil, é energia vibrando em frequências mais elevadas. Tudo o que existe está em constante vibração e movimento. Nós somos receptores e emissores de vibrações, em relação ao nosso meio ambiente. Tudo é energia
A Ciência
Nesse campo quântico onde todos nós existimos, atraímos a nós as pessoas e as circunstâncias que estão na mesma onde vibratória, que entram em ressonância com o nível energético em que nós vibramos. As emoções mais densas, como o rancor e a tristeza, correspondem a frequências mais baixas de vibração e atraem frequências de igual valor, ou seja, mais do mesmo: zanga e frustração. Aquilo que emitimos, ser-nos-á assim devolvido. O destino é assim a consequência directa das energias de cada um. Nada acontece por acaso.
É a sua capacidade de aumentar a sua vibração (através da meditação, oração, gratidão, serviço aos outros, bondade, pacificação interna, desapego, diversas práticas espirituais) que produz maior abundância na sua vida. Quando se torna mais luminoso, mais luz pode entrar na sua vida, sob a forma de sabedoria, amor, prosperidade, felicidade, paz, bem-aventurança.
É a sua capacidade de aumentar a sua vibração (através da meditação, oração, gratidão, serviço aos outros, bondade, pacificação interna, desapego, diversas práticas espirituais) que produz maior abundância na sua vida. Quando se torna mais luminoso, mais luz pode entrar na sua vida, sob a forma de sabedoria, amor, prosperidade, felicidade, paz, bem-aventurança.


A Mente Universal não julga. Os julgamentos são invenções humanas, formas de nos compararmos e de controlarmos, enquanto criamos padrões estandardizados – muitas vezes irrealistas e artificiais – de perfeição e moralidade. De acordo com a Lei da Atracção, os julgamentos que fazemos atrairão julgamentos que nos serão feitos a nós, em igual medida.


A oração é uma acção consciente que visa a comunhão com Deus. É também um processo de alinhamento e de abertura do nosso Eu profundo para com a Fonte Universal, onde manifestamos o nosso desejo de sermos inspirados e iluminados por essa Fonte.
Meditar é libertarmo-nos, esvaziarmo-nos de obstáculos à ligação com a Fonte Divina, o que nos permite receber essa Presença Amorosa. Na meditação, sintonizamo-nos com a Fonte Espiritual e a Força Criativa Divina pode elevar-se ao longo dos canais físicos e espirituais do nosso corpo e disseminar-se através dos chacras.
Medite diariamente nesse encontro com Deus no templo do seu corpo consagrado.
Medite diariamente nesse encontro com Deus no templo do seu corpo consagrado.
Vendo tudo com Amor, desistimos dos “ajustes de contas”. Perdoar, libertar os ressentimentos, permite que a Lei da Graça interfira nas nossas vidas, libertando-nos de carma individual. A não-violência é o resultado natural das Leis do Perdão e do Amor. Todo o bem deriva do perdão. O perdão é quietude da mente.
Para mim, o perdão é sagrado; é uma virtude espiritual. Como somos espírito, todos temos naturalmente acesso a ele.
Perdoar não significa que eu aceito e valorizo o comportamento agressivo do outro, que eu passo uma esponja e esqueço automaticamente tudo, como se apagasse nas células do meu cérebro aquelas que contêm a memória da ocorrência. O que acontece é que, quando me lembro da situação e fiz um trabalho honesto de perdão, a dor sentida antes vai diminuindo cada vez mais até que um dia recordo-me da situação e já não dói! Até que me esqueço da própria situação. O perdão transforma-se assim numa extraordinária conquista do amor. Uma conquista que nos traz gradualmente um crescendo de paz interior, que liberta grandes quantidades de energia psíquica/emocional, que passamos a ter disponível para fazermos outras coisas na nossa vida.
O perdão depende da minha capacidade de me abrir e de sustentar o amor na minha vida, não das acções ou reacções de quem me causou dano. O perdão depende de quanto eu aceito e integro na minha vida a consciência de que sou merecedor de ser amado e de uma vida abundante em relacionamentos gratificantes, não de quanto mais desconsiderações, insultos ou perdas estou disposto a suportar. O perdão verdadeiro (haverá outro?) só nasce de uma postura de abundância, de uma serena mas poderosa focalização do coração no amor que está para além do julgamento. O perdão não nasce da ansiedade, dum esforço que drena a vitalidade, do medo, das ameaças, dum negócio com contrapartidas, da manipulação ou da tentativa de ser bonzinho para que outros sejam como eu quero. O perdão verdadeiro só nasce da liberdade. Liberdade de escolha, liberdade de nos amarmos mais, liberdade em relação à ilusão de que estamos melhor com o ganho secundário da dor e do ressentimento. Liberdade de aceitarmos a Vida na íntegra, de aceitarmos aprender atentamente nesta escola com as experiências que nos elevam aos cumes da gratidão e com as que nos levam aos abismos da desilusão e do desespero. Perdoar é uma das experiências mais alquímicas que conheço, capazes de transformar o nosso corpo físico.


Estamos todos ligados transportando a semente Divina. Esta é a forma como começamos e como nos desdobramos até à eternidade. É apenas na terceira dimensão, ou na forma física, devido à separação aparente, que vivemos entre o nosso Self (Eu divino) e a personalidade, que experimentamos a ilusão de que estamos sós. O medo entra no nosso corpo emocional devido a esta ilusão e começa a fechar mais e mais a nossa ligação à Fonte. Do mesmo modo, e porque Somos Todos Um, quando permitimos o crescimento da alma em nós, de uma forma profunda e maravilhosa, todos beneficiam.
Quem está mais próximo de Deus é quem abraça mais de si mesmo, quem é mais uno dentro de si, quem se aceita mais e assim tem o poder de transformar o seu eu inferior, de o iluminar, naquela que é a experiência fundamental da encarnação: trazer o espírito à matéria. Se Deus é a máxima unidade, quanto mais inteiro eu estiver, quanto mais inclusivo eu for, mais próximo estarei da presença de Deus. Quanto mais dividido estiver com preconceitos, xenofobias, racismos e falsas identificações só com o meu lado virtuoso (eu sou melhor que tu), mais longe estarei da graça divina.
A espiritualidade é acerca de Ser, não de ser algo. E o ser – o estar consciente, atento e presente a todo o momento - é a cura para as feridas da nossa criança interior abandonada, com medo do abandono, vazia de amor. Aprender a cultivar essa presença interior em todas as circunstâncias da vida é a raiz do verdadeiro poder. Dessa forma, a criança sofrida dentro de nós vai aprendendo a confiar na nossa capacidade de tomar boa conta dela, de estar lá para ela sempre que precisa, e tem a oportunidade extraordinária de continuar connosco pela vida, aninhada e segura no nosso coração, crescendo com as nossas conquistas e reconstruindo a sua natureza de amor.

Esta é a Lei que ajusta tudo o que se refere à evolução material e espiritual do cosmos de acordo com o menor dispêndio de recursos/energia. Esta Lei convida-nos a usar em tudo o que fizermos de bom senso, discriminação e um verdadeiro sentido de valores (que ordenará as nossas prioridades) pois, se estes estiverem presentes, o tempo será economizado, a energia distribuída com sabedoria, eliminado o zelo excessivo, e nós seremos canais cada vez mais apurados para a obra da evolução.
A Natureza caracteriza-se pelos seus ciclos – como a sucessão do dia e da noite ou das estações. As estações não se empurram umas às outras. Todas as coisas sucedem no devido tempo. Tudo tem um tempo de ascender e um tempo de cair. O que se eleva desce e o que desce volta a ascender.
Há um tempo para tudo na vida e para experimentarmos diversas emoções, diversas versões de nós próprios, diversos papéis, diversas modalidades de viver a vida de acordo com a consciência de cada momento.
Quando nos treinamos a testemunhar tudo isto e percebemos que é a vida que nos acontece e que baila connosco a dança da Terra, começamos a perceber muitas coisas, entre as quais:
Há um tempo para tudo na vida e para experimentarmos diversas emoções, diversas versões de nós próprios, diversos papéis, diversas modalidades de viver a vida de acordo com a consciência de cada momento.
Quando nos treinamos a testemunhar tudo isto e percebemos que é a vida que nos acontece e que baila connosco a dança da Terra, começamos a perceber muitas coisas, entre as quais:
- Que não adianta tentarmos defender-nos de algo que afinal não está fora mas dentro de nós;
- Que pormo-nos em ordem interna é resolver o mundo inteiro e nisso nos pacificarmos.
- Que o treino é quase tudo.
- Que o AMOR somos nós, vem de nós, e que a ele não podemos fugir porque ele é uma Lei, exactamente como cada Vida: é uma Lei divina que você viva. Que viva a sua vida na mais luminosa versão de si mesmo.
Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus:
- Que pormo-nos em ordem interna é resolver o mundo inteiro e nisso nos pacificarmos.
- Que o treino é quase tudo.
- Que o AMOR somos nós, vem de nós, e que a ele não podemos fugir porque ele é uma Lei, exactamente como cada Vida: é uma Lei divina que você viva. Que viva a sua vida na mais luminosa versão de si mesmo.
Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus:
Tempo para nascer e tempo para morrer; tempo para plantar e tempo para arrancar o que foi plantado;
Tempo para matar e tempo para sarar; tempo para demolir e tempo para construir;
Tempo para chorar e tempo para rir; tempo para gemer e tempo para dançar;
Tempo para atirar pedras e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços e tempo para apartar-se.
Tempo para procurar e tempo para perder; tempo para guardar e tempo para jogar fora;
Tempo para rasgar e tempo para costurar; tempo para calar e tempo para falar;
Tempo para amar e tempo para odiar; tempo para a guerra e tempo para a paz.Eclesiastes 3, 1-8, Bíblia Sagrada
Tempo para matar e tempo para sarar; tempo para demolir e tempo para construir;
Tempo para chorar e tempo para rir; tempo para gemer e tempo para dançar;
Tempo para atirar pedras e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços e tempo para apartar-se.
Tempo para procurar e tempo para perder; tempo para guardar e tempo para jogar fora;
Tempo para rasgar e tempo para costurar; tempo para calar e tempo para falar;
Tempo para amar e tempo para odiar; tempo para a guerra e tempo para a paz.Eclesiastes 3, 1-8, Bíblia Sagrada


O tempo não existe; esta ideia é uma convenção, um acordo social. Passado e futuro só têm realidade nas nossas construções mentais. Na verdade, só temos o agora. Quando mantemos um remorso ou mágoa por algo ocorrido no passado, mantemos a ocorrência viva através de imagens e sentimentos que evocamos. Quando estamos ansiosos em relação ao futuro, mantemos a ânsia viva através de imagens que visualizamos na mente. Quando praticamos o recordar que o aqui e agora é tudo o que temos, o nosso presente melhora. O único momento que temos é o agora. É onde criamos. As consequências dos actos passados são geridas pelas Leis do Carma e do Dharma. O futuro é construído a partir dos pensamentos de hoje, vestidos pela emoção e conduzidos pela acção. Evoluir espiritualmente significa também aprendermos a perceber o sentido de ordem e a perfeição inerentes ao momento presente.
O poder do agora – aprendamos a trazer para o agora os nossos sonhos e o nosso coração. É preciso pensarmos coisas novas para magnetizarmos coisas novas. O semelhante atrai o semelhante, e nós precisamos de nos desidentificar com o negativo, com aquilo que nos disseram que nós éramos, com as expectativas dos outros sobre nós, e construir a nossa vida de acordo com o nosso merecimento – a perfeição de uma vida abundante! É preciso desidentificarmo-nos com o passado – não significa deixarmos de ter uma história. Significa a criação permanente da nossa história, sabendo que nós somos esse poder amoroso de transformação.


Esta lei implica uma aceitação pragmática do momento presente. Aceitarmo-nos a nós, aos outros e às circunstâncias tal como se apresentam em vez de lhes manifestarmos uma rígida resistência. Isto requer um estado de consciência alerta e expansivo, e a capacidade de abraçar o agora fazendo um uso construtivo do momento. Neste estado de consciência, as pedras no caminho transformam-se em degraus e os problemas
A maneira mais rápida de evoluir é dizendo sim à Vida, porque estaremos a aplicar a Lei da Flexibilidade. Fluir com a Vida, não oferecer-lhe resistência, produz verdadeira transformação interior que abre as portas às bênçãos. Todos os dias podemos escolher resistir ou aceitar aprender com a Vida.
De acordo com o “Um Curso em Milagres”, cada escolha que fazemos na vida é uma escolha entre o milagre ou a dor/ remorso/amargura. Liberte-se da dor, do remorso, da amargura e escolha o milagre.
Lei da Polaridade


Tudo é dual na dimensão em que vivemos. Tudo tem o seu oposto-complementar. Os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes
Ao nível físico, da matéria, os opostos atraem-se e os semelhantes repelem-se:
- Nos ímanes: a atracção entre os pólos norte e sul.
- Na electricidade: ter carga eléctrica é uma propriedade da matéria. Os átomos têm no seu núcleo os protões cuja carga eléctrica é positiva e em seu redor orbitando, uma nuvem de electrões de carga eléctrica negativa. Em função das polaridades opostas foram atribuídos sinais positivo e negativo às cargas eléctricas. As que possuem o mesmo sinal de polarização repelem-se enquanto que as de sinal diferente se atraem.
Os conceitos Yin e Yang estão presentes na mitogénese chinesa da criação da terra e da humanidade. O princípio do Yin e do Yang - os elementos masculino e feminino da Natureza - é o princípio básico de todo o Universo. É o princípio de tudo quanto existe na Criação. Todas as formas de energia possuem estas duas polaridades, opostas e complementares. Uma contém a outra e quando uma chega a um limite de manifestação transforma-se na outra, seu oposto complementar
- Nos ímanes: a atracção entre os pólos norte e sul.
- Na electricidade: ter carga eléctrica é uma propriedade da matéria. Os átomos têm no seu núcleo os protões cuja carga eléctrica é positiva e em seu redor orbitando, uma nuvem de electrões de carga eléctrica negativa. Em função das polaridades opostas foram atribuídos sinais positivo e negativo às cargas eléctricas. As que possuem o mesmo sinal de polarização repelem-se enquanto que as de sinal diferente se atraem.
Os conceitos Yin e Yang estão presentes na mitogénese chinesa da criação da terra e da humanidade. O princípio do Yin e do Yang - os elementos masculino e feminino da Natureza - é o princípio básico de todo o Universo. É o princípio de tudo quanto existe na Criação. Todas as formas de energia possuem estas duas polaridades, opostas e complementares. Uma contém a outra e quando uma chega a um limite de manifestação transforma-se na outra, seu oposto complementar
Aprender a pensar é aprender a viver. Se não somos mestres do nosso próprio pensamento, seremos mestres de quê?...”
Vera Faria Leal, O Poder do Amor(Planeta Editora) e O Segredo para Além de “O Segredo” (DVD)
http://www.umavidamelhor.pt
… Nutrir amavelmente a divindade que hoje habita em você, no fundo de sua alma. Prestar atenção ao espírito que anima seu corpo e sua mente. Despertar desse profundo sono dentro de seu coração. Carregar consigo a consciência da atemporalidade, do ser eterno, em todas as experiências limitadas pelo tempo.
… Fazer uma lista de seus talentos únicos. Depois, outra lista das coisas que adora fazer quando esta expressando esses talentos. Diga então: "quando eu os expresso e os ponho em serviço da humanidade, perco a noção do tempo e crio a abundância em minha vida, bem como na vida dos outros."
… Perguntar a si mesmo diariamente: "como eu posso servir?" e "como posso ajudar?" As respostas a essas perguntas permitirão ajudar e servir a seus semelhantes com amor.
“As Sete Leis Espirituais do Sucesso” - Deepak Chopra)
Leis herméticas é um conjunto de princípios atribuídos a Hermes Trismegistus que formam uma filosofia que ficou conhecida como Hermetismo.
As sete principais leis herméticas se baseiam nos princípios incluídos no livro Caibalion que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion, na língua hebraica significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima. Esta palavra tem a mesma raiz da palavra Kabbalah, que em hebraico, significa recepção.
Lei do Mentalismo
"O Todo é Mente; o Universo é mental."
O universo funciona como um grande pensamento divino. É a mente de um Ser Superior que 'pensa' e assim é tudo que existe. É o todo. Toda a criação principiou como uma ideia da mente divina que continuaria a viver, a mover-se e a ter seu ser na divina consciência.
A matéria são como os neurônios de uma grande mente, um universo consciente e que 'pensa'. Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, já que estamos ligados a uma mente divina que contém todo o conhecimento.
Ser Humano (Ser) é Energia. Essa Energia é força de maior intensidade, de menor intensidade e de zero intensidade. O Ser ativo, participativo, solidário, ético, optativo e decisivo é um Ser de Energia de intensidade alta, grande, maior. Um Ser inativo, egoísta, passivo, corruptor, inoptativo e indeciso é um Ser de Energia de intensidade baixa, rasa, sofrível. Um Ser doente, em fase terminal, é um Ser de intensidade de Energia igual a zero. Um Ser que faz o mal, vive para o mal, pratica o mal, venera o mal, participa para o mal, tem o pensamento voltado para o mal, ludibria a vontade alheia em proveito próprio, tem uma Energia de intensidade sofrível. Um Ser que é benevolente, que pratica boas ações, que venera o bem, faz o bem sem olhar a quem, ajuda ao próximo, tem o pensamento voltado para a prática do bem, é altruísta, provoca a paz entre os homens, tem uma Energia de intensidade maior. Um esquema para melhor entender esse homem de Energia sofrível: A Elipse é aberta em ordenadas e abscissas negativas.
Um esquema para melhor entender esse homem de Energia maior: A Elipse é fechada em ordenadas e abscissas positivas.
Um esquema para melhor entender esse homem de Energia zero: A Elipse tem abscissas e ordenadas iguais.
Fonte: Wikipédia

As Sete Leis Espirituais do Sucesso
Domingo: A Lei da Potencialidade Pura
… Entrar em contato com o campo da Potencialidade Pura, reservando um momento do dia para ficar em silêncio, para apenas ser. Ficar sozinho em meditação silenciosa pelo menos duas vezes por dia, aproximadamente 30 min pela manhã e 30 min à noite.
… Reservar um período do dia para comungar a natureza e observar em silêncio a inteligência que há em todas as coisas vivas. Ficar em silêncio e assistir o pôr-do-sol, ouvir o ruído do oceano ou de um rio, ou até simplesmente sentir o perfume de uma flor. No êxtase do silêncio e em comunhão com a natureza, desfrutar a pulsação vital das eras, o campo da Potencialidade Pura e da Criatividade Ilimitada.
… Praticar o não-julgamento:"hoje não julgarei nada que aconteça" e durante todo o dia lembrar de não fazer julgamentos.
Segunda-feira: A Lei da Doação
… Presentear a todos com quem mantemos contatos, em todos os momentos e lugares que formos (cumprimentos, flores, orações etc.). Estará assim desencadeando o processo de circulação de energia, de alegria, de riquezas, de abundância, na sua vida e na dos outros.
… Receber agradecido as dádivas que a vida nos oferece (a luz do sol, o canto dos pássaros, as flores, a neve do inverno etc.), estar aberto para receber dos outros, seja um presente material, seja dinheiro, um cumprimento, uma oração.
… Assumir o compromisso de manter a riqueza circulando, dando e recebendo os bens mais preciosos: carinho, afeição,apreço, amor. Desejar, em silêncio, felicidade e muita alegria toda vez que encontrar alguém.
Terça-feira: A Lei do Carma ou de Causa e Efeito
… Observar e trazer para a percepção consciente as escolhas que fazemos a todo momento. Ter bem claro que a melhor maneira de se preparar para todos os momentos do futuro é estar plenamente consciente do presente.
… Diante da escolha, pergunte: "quais serão as conseqüências desta escolha?", "esta escolha trará satisfação e felicidade a mim e aos outros que serão afetados por ela?".
… Entrar em contato com o campo da Potencialidade Pura, reservando um momento do dia para ficar em silêncio, para apenas ser. Ficar sozinho em meditação silenciosa pelo menos duas vezes por dia, aproximadamente 30 min pela manhã e 30 min à noite.
… Reservar um período do dia para comungar a natureza e observar em silêncio a inteligência que há em todas as coisas vivas. Ficar em silêncio e assistir o pôr-do-sol, ouvir o ruído do oceano ou de um rio, ou até simplesmente sentir o perfume de uma flor. No êxtase do silêncio e em comunhão com a natureza, desfrutar a pulsação vital das eras, o campo da Potencialidade Pura e da Criatividade Ilimitada.
… Praticar o não-julgamento:"hoje não julgarei nada que aconteça" e durante todo o dia lembrar de não fazer julgamentos.
Segunda-feira: A Lei da Doação
… Presentear a todos com quem mantemos contatos, em todos os momentos e lugares que formos (cumprimentos, flores, orações etc.). Estará assim desencadeando o processo de circulação de energia, de alegria, de riquezas, de abundância, na sua vida e na dos outros.
… Receber agradecido as dádivas que a vida nos oferece (a luz do sol, o canto dos pássaros, as flores, a neve do inverno etc.), estar aberto para receber dos outros, seja um presente material, seja dinheiro, um cumprimento, uma oração.
… Assumir o compromisso de manter a riqueza circulando, dando e recebendo os bens mais preciosos: carinho, afeição,apreço, amor. Desejar, em silêncio, felicidade e muita alegria toda vez que encontrar alguém.
Terça-feira: A Lei do Carma ou de Causa e Efeito
… Observar e trazer para a percepção consciente as escolhas que fazemos a todo momento. Ter bem claro que a melhor maneira de se preparar para todos os momentos do futuro é estar plenamente consciente do presente.
… Diante da escolha, pergunte: "quais serão as conseqüências desta escolha?", "esta escolha trará satisfação e felicidade a mim e aos outros que serão afetados por ela?".
… Pergunte ao seu coração e perceba a mensagem enviada por ele, através das sensações de conforto e desconforto; diante disso você saberá realizar uma escolha correta espontânea, para si e para os outros.
Quarta-feira: A Lei do Mínimo Esforço
… Praticar a Aceitação, dizendo: "hoje aceitarei pessoas, situações, circunstâncias, todos os fatos como eles se manifestarem". Saber que o momento é como deve ser. Dizer a si mesmo: "minha aceitação será total e completa; verei as coisas como elas são e não como eu gostaria que fossem".
… Assumir a Responsabilidade pelas situações e por fatos que considere problemáticos; isso inclui não culpar a ninguém ou a alguma coisa. Todo problema traz em si uma oportunidade para transformá-lo em algo de imenso benefício.
… Assentar a percepção na Indefensibilidade, desistir da necessidade de defender seus pontos de vista e de convencer os outros a aceitá-los; permanecer aberto a todos os pontos de vista e não se prender a nenhum deles.
Quinta-feira: A Lei da Intenção e do Desejo
… Fazer uma lista de todos os seus desejos. Carregar esta lista para todos os lugares. Olhar para ela antes de mergulhar no silêncio e meditação. Olhar antes de adormecer à noite. Olhar quando acordar pela manhã.
… Liberar a lista de seus desejos e soltar no ventre da criação. Se as coisas não saírem como deseja, há uma razão no plano cósmico para isso.
Quarta-feira: A Lei do Mínimo Esforço
… Praticar a Aceitação, dizendo: "hoje aceitarei pessoas, situações, circunstâncias, todos os fatos como eles se manifestarem". Saber que o momento é como deve ser. Dizer a si mesmo: "minha aceitação será total e completa; verei as coisas como elas são e não como eu gostaria que fossem".
… Assumir a Responsabilidade pelas situações e por fatos que considere problemáticos; isso inclui não culpar a ninguém ou a alguma coisa. Todo problema traz em si uma oportunidade para transformá-lo em algo de imenso benefício.
… Assentar a percepção na Indefensibilidade, desistir da necessidade de defender seus pontos de vista e de convencer os outros a aceitá-los; permanecer aberto a todos os pontos de vista e não se prender a nenhum deles.
Quinta-feira: A Lei da Intenção e do Desejo
… Fazer uma lista de todos os seus desejos. Carregar esta lista para todos os lugares. Olhar para ela antes de mergulhar no silêncio e meditação. Olhar antes de adormecer à noite. Olhar quando acordar pela manhã.
… Liberar a lista de seus desejos e soltar no ventre da criação. Se as coisas não saírem como deseja, há uma razão no plano cósmico para isso.
… Lembrar de praticar a consciência do momento presente em todas as ações. Não permitir que os obstáculos consumam e dissipem a qualidade da atenção no momento presente. Aceitando o presente como ele é, o futuro se manifestará nas intenções e desejos mais caros e profundos.
Sexta-feira: A Lei do Distanciamento
… Comprometer-se hoje com o distanciamento. Dar a si próprio e aos outros a liberdade de ser o que é. Evitar a imposição rígida de suas idéias de como as coisas devem ser. Não forçar soluções de problemas, criando assim outros. Participar de tudo, mas com envolvimento distanciado.
… Transformar a incerteza em um ingrediente essencial da própria experiência. Na disponibilidade para aceitar a incerteza, as soluções emergirão espontaneamente do próprio problema, da própria confusão, da desordem, do caos. Quanto mais incertas forem as coisas, mais seguro deverá se sentir, porque a incerteza é o caminho da Liberdade. Através da Sabedoria da Incerteza encontrará segurança.
… Entrar no campo de todas as possibilidade e antecipar a excitação que pode ocorrer quando se está aberto a uma infinidade de escolhas. Quando entrar no campo de todas as possibilidades, experimentará toda a diversão, toda a magia, todo o mistério, toda a aventura da vida.
Sábado: A Lei do Darma ou o Propósito da VidaSexta-feira: A Lei do Distanciamento
… Comprometer-se hoje com o distanciamento. Dar a si próprio e aos outros a liberdade de ser o que é. Evitar a imposição rígida de suas idéias de como as coisas devem ser. Não forçar soluções de problemas, criando assim outros. Participar de tudo, mas com envolvimento distanciado.
… Transformar a incerteza em um ingrediente essencial da própria experiência. Na disponibilidade para aceitar a incerteza, as soluções emergirão espontaneamente do próprio problema, da própria confusão, da desordem, do caos. Quanto mais incertas forem as coisas, mais seguro deverá se sentir, porque a incerteza é o caminho da Liberdade. Através da Sabedoria da Incerteza encontrará segurança.
… Entrar no campo de todas as possibilidade e antecipar a excitação que pode ocorrer quando se está aberto a uma infinidade de escolhas. Quando entrar no campo de todas as possibilidades, experimentará toda a diversão, toda a magia, todo o mistério, toda a aventura da vida.
… Nutrir amavelmente a divindade que hoje habita em você, no fundo de sua alma. Prestar atenção ao espírito que anima seu corpo e sua mente. Despertar desse profundo sono dentro de seu coração. Carregar consigo a consciência da atemporalidade, do ser eterno, em todas as experiências limitadas pelo tempo.
… Fazer uma lista de seus talentos únicos. Depois, outra lista das coisas que adora fazer quando esta expressando esses talentos. Diga então: "quando eu os expresso e os ponho em serviço da humanidade, perco a noção do tempo e crio a abundância em minha vida, bem como na vida dos outros."
… Perguntar a si mesmo diariamente: "como eu posso servir?" e "como posso ajudar?" As respostas a essas perguntas permitirão ajudar e servir a seus semelhantes com amor.
“As Sete Leis Espirituais do Sucesso” - Deepak Chopra)

AS SETE LEIS HERMÉTICAS

As sete principais leis herméticas se baseiam nos princípios incluídos no livro Caibalion que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas. A palavra Caibalion, na língua hebraica significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima. Esta palavra tem a mesma raiz da palavra Kabbalah, que em hebraico, significa recepção.
Lei do Mentalismo
"O Todo é Mente; o Universo é mental."
O universo funciona como um grande pensamento divino. É a mente de um Ser Superior que 'pensa' e assim é tudo que existe. É o todo. Toda a criação principiou como uma ideia da mente divina que continuaria a viver, a mover-se e a ter seu ser na divina consciência.
A matéria são como os neurônios de uma grande mente, um universo consciente e que 'pensa'. Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, já que estamos ligados a uma mente divina que contém todo o conhecimento.
Lei da Correspondência
"O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima"
A perspectiva muda de acordo com o referencial. A perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domínios acima e abaixo de nós. A nossa atenção está tão concentrada no microcosmo que não nos percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta.
O principio de correspondência diz-nos que o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa. Portanto podemos aprender as grandes verdades do cosmo observando como elas se manifestam em nossas próprias vidas.
Lei da Vibração
"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra"
No universo todo movimento é vibratório. O todo se manifesta por esse princípio. Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso. Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo é movimento.
Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel, mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia. A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento.
"O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima"
A perspectiva muda de acordo com o referencial. A perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domínios acima e abaixo de nós. A nossa atenção está tão concentrada no microcosmo que não nos percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta.
O principio de correspondência diz-nos que o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa. Portanto podemos aprender as grandes verdades do cosmo observando como elas se manifestam em nossas próprias vidas.
Lei da Vibração
"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra"
No universo todo movimento é vibratório. O todo se manifesta por esse princípio. Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso. Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo é movimento.
Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel, mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia. A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento.
Lei da Polaridade
"Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados "
A polaridade revela a dualidade, os opostos representando a chave de poder no sistema hermético. Mais do que isso, os opostos são apenas extremos da mesma coisa. Tudo se torna idêntico em natureza. O pólo positivo + e o negativo - da corrente elétrica são uma mera convenção.
O claro e o escuro também são manifestações da luz. A escala musical do som, o duro versus o flexível, o doce versus o salgado. Amor e o ódio são simplesmente manifestações de uma mesma coisa, diferentes graus de um sentimento.
Lei do Ritmo
"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação"
Pode se dizer que o princípio é manifestado pela criação e pela destruição. É o ritmo da ascensão e da queda, da conversão energia cinética para potencial e da potencial para cinética. Os opostos se movem em círculos.
É a expansão até chegar o ponto máximo, e depois que atingir sua maior força, se torna massa inerte, recomeçando novamente um novo ciclo, dessa vez no sentido inverso. A lei do ritmo assegura que cada ciclo busque sua complementação.
"Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados "
A polaridade revela a dualidade, os opostos representando a chave de poder no sistema hermético. Mais do que isso, os opostos são apenas extremos da mesma coisa. Tudo se torna idêntico em natureza. O pólo positivo + e o negativo - da corrente elétrica são uma mera convenção.
O claro e o escuro também são manifestações da luz. A escala musical do som, o duro versus o flexível, o doce versus o salgado. Amor e o ódio são simplesmente manifestações de uma mesma coisa, diferentes graus de um sentimento.
Lei do Ritmo
"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação"
Pode se dizer que o princípio é manifestado pela criação e pela destruição. É o ritmo da ascensão e da queda, da conversão energia cinética para potencial e da potencial para cinética. Os opostos se movem em círculos.
É a expansão até chegar o ponto máximo, e depois que atingir sua maior força, se torna massa inerte, recomeçando novamente um novo ciclo, dessa vez no sentido inverso. A lei do ritmo assegura que cada ciclo busque sua complementação.
Lei do Gênero
"O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação"
Os princípios de atração e repulsão não existem por si só, mas somente um dependendo do outro. Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do gênero físico. Nada é 100% masculino ou feminino, mas sim um balanceamento desses gêneros.
Existe uma energia receptiva feminina e uma energia projetiva masculina, a que os chineses chamavam de yin yang. Nenhum dos dois pólos é capaz de criar sem o outro. É a manifestação do desejo materno com o desejo paterno.
Lei de Causa e Efeito
"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei"
Nada acontece por acaso, pois não existe o acaso, já que acaso é simplesmente um termo dado a um fenômeno existente e do qual não conhecemos e a origem, ou seja, não reconhecemos nele a Lei à qual se aplica.
Esse princípio é um dos mais polêmicos, pois também implica no fato de sermos responsáveis por todos os nossos atos. No entanto, esse princípio é aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade. Também é conhecido como karma.
Da Energia Latente no Ser Humano"O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação"
Os princípios de atração e repulsão não existem por si só, mas somente um dependendo do outro. Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do gênero físico. Nada é 100% masculino ou feminino, mas sim um balanceamento desses gêneros.
Existe uma energia receptiva feminina e uma energia projetiva masculina, a que os chineses chamavam de yin yang. Nenhum dos dois pólos é capaz de criar sem o outro. É a manifestação do desejo materno com o desejo paterno.
Lei de Causa e Efeito
"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei"
Nada acontece por acaso, pois não existe o acaso, já que acaso é simplesmente um termo dado a um fenômeno existente e do qual não conhecemos e a origem, ou seja, não reconhecemos nele a Lei à qual se aplica.
Esse princípio é um dos mais polêmicos, pois também implica no fato de sermos responsáveis por todos os nossos atos. No entanto, esse princípio é aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade. Também é conhecido como karma.
Ser Humano (Ser) é Energia. Essa Energia é força de maior intensidade, de menor intensidade e de zero intensidade. O Ser ativo, participativo, solidário, ético, optativo e decisivo é um Ser de Energia de intensidade alta, grande, maior. Um Ser inativo, egoísta, passivo, corruptor, inoptativo e indeciso é um Ser de Energia de intensidade baixa, rasa, sofrível. Um Ser doente, em fase terminal, é um Ser de intensidade de Energia igual a zero. Um Ser que faz o mal, vive para o mal, pratica o mal, venera o mal, participa para o mal, tem o pensamento voltado para o mal, ludibria a vontade alheia em proveito próprio, tem uma Energia de intensidade sofrível. Um Ser que é benevolente, que pratica boas ações, que venera o bem, faz o bem sem olhar a quem, ajuda ao próximo, tem o pensamento voltado para a prática do bem, é altruísta, provoca a paz entre os homens, tem uma Energia de intensidade maior. Um esquema para melhor entender esse homem de Energia sofrível: A Elipse é aberta em ordenadas e abscissas negativas.
Um esquema para melhor entender esse homem de Energia maior: A Elipse é fechada em ordenadas e abscissas positivas.
Um esquema para melhor entender esse homem de Energia zero: A Elipse tem abscissas e ordenadas iguais.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário