O QUE É O ESPIRITISMO
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
"O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual, e suas relações com o mundo corporal; ele no-lo mostra, não mais como uma coisa sobrenatural, mas, ao contrário, como uma das forças vivas e incessantemente ativas da Natureza (...). (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.I)
"O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal". Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)
As verdades da Doutrina Espírita se fundamentam em bases filosóficas, são demonstradas de forma científica e se desdobram em conseqüências religiosas.
O Espiritismo é o Consolador prometido por Jesus, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Ele ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, assim, à Humanidade, as bases reais para sua espiritualização. É de grande relevância recordarmos que Jesus, em sua primeira e única encarnação na Terra, despediu-se dos discípulos com um discurso. Assim, o Mestre – o espírito mais perfeito que já passou pela Terra, o nosso Governador Espiritual, o nosso único Guia e Modelo – afirmou:
"Se vós me amais, guardai meus mandamentos; e eu pedirei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê e não o conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis porque permanecerá convosco e estará em vós. -Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito." (João, cap. XIV, v. 15 a 17 e 26).
Jesus promete, então, outro consolador: o Espírito da Verdade, que o mundo ainda não conhece, por não estar maduro para o compreender, consolador que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para relembrar o que o Cristo há dito. Se, portanto, o Espírito de Verdade tinha de vir mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não dissera tudo pois as pessoas, naquele momento, não conseguiriam entender; se ele vem relembrar o que o Cristo disse, é que o que este disse foi esquecido ou mal compreendido.
"O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba de onde vem, para onde vai e por que está na Terra; chama para os verdadeiros princípios da Lei de Deus e consola pela fé e pela esperança". Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI)
O QUE REVELA ?
Revela novos conceitos e aprofunda os já existentes a respeito de Deus, do Universo, dos homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento.
Qual a sua abrangência?
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento das atividades, e do comportamento humano. Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Princípios da Doutrina Espírita (pontos fundamentais):
DEUS: O Pai Criador, a Inteligência Suprema, a Causa Primeira de Todas as Coisas.
JESUS: O Guia e Modelo, O Amado Mestre, O Espírito Mais Perfeito que já passou pela Terra, o Governador Espiritual do Planto Terrestre.
KARDEC: A Base Fundamental.
. Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
. O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.
. Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (Homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.
. No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
. Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
. O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semi-material que une o Espírito ao corpo material.
. Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
. Os Espíritos são criados simples e ignorantes, evoluem intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.
. Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
. Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
. Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso, intelectual e moral, depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.
. Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
. As relações dos Espíritos com os homens são constantes, e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro.
. Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.
. A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.
. O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
. A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
. A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
. A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.
Prática Espírita
. Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebestes". Assim, todos os trabalhadores espíritas (oradores, passistas, dirigentes, médiuns de toda ordem, músicos, etc) trabalham sem recebimento financeiro algum.
. A prática espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.
. O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
. O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeter os seus ensinos ao crivo da razão antes de aceitá-los.
. A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adote.
. Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.
. O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".
O estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita.
ALLAN KARDEC- O CODIFICADOR DA DOUTRINA ESPÍRITA
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
São os médiuns com maior capacidade de produzir fenômenos mais materializados, movimentos, barulhos e materializações. Os médiuns que têm consciência de sua faculdade, são denominados facultativos. As pessoas, onde esse tipo de mediunidade manifesta-se sem o seu conhecimento, são chamadas médiuns involuntários.
Semper ascendens: “De muito longe venho, em surtos milenários; vivi na luz dos sóis, vaguei por mil esferas e, preso ao turbilhão dos motos planetários, fui lodo e fui cristal, no alvor de priscasras. Mil formas animei, nos reinos multifários: fui planta no verdor de frescas primaveras e, após desenvolver impulsos embrionários, galguei novos degraus: fui fera dentre as feras. Depois que em mim brilhou o facho da razão, fui o íncola feroz das tribos primitivas e como tal vivi, por vidas sucessivas. E sempre na espiral da eterna evolução, um dia alcançarei, em planos bem diversos, a glória de ser luz, na Luz dos universos”.

O que há depois da morte? Essa é sem dúvida uma pergunta que intriga o homem há milênios. Nossa enquete de setembro tratou do assunto, a partir da seguinte frase de Chico Xavier : "Sem a idéia da reencarnação, sinceramente, com todo respeito às demais religiões, eu não vejo uma explicação sensata, inclusive, para a existência de Deus” ("O Evangelho de Chico Xavier", de Carlos A. Baccelli). O tema despertou interesse e decidimos nos aprofundar.
A partir desta semana traremos uma série de postagens, elaboradas a partir de um trabalho original de Eddie Van Feu, uma escritora que identifica-se como bruxa, mas que, com um texto ágil e clareza, faz do assunto vidas sucessivas um tema apaixonante.
Por Eddie Van Feu
*************************************************************************************
Por Eddie Van Feu
A família é o núcleo da sociedade. E como se fosse uma miniatura do mundo em que vivemos. Se ela possui ranços e problemas sérios e entrega-se à decadência emocional e afetiva, o que poderemos esperar da sociedade, seu reflexo?
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
"O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual, e suas relações com o mundo corporal; ele no-lo mostra, não mais como uma coisa sobrenatural, mas, ao contrário, como uma das forças vivas e incessantemente ativas da Natureza (...). (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.I)
"O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal". Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)
As verdades da Doutrina Espírita se fundamentam em bases filosóficas, são demonstradas de forma científica e se desdobram em conseqüências religiosas.
O Espiritismo é o Consolador prometido por Jesus, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Ele ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, assim, à Humanidade, as bases reais para sua espiritualização. É de grande relevância recordarmos que Jesus, em sua primeira e única encarnação na Terra, despediu-se dos discípulos com um discurso. Assim, o Mestre – o espírito mais perfeito que já passou pela Terra, o nosso Governador Espiritual, o nosso único Guia e Modelo – afirmou:
"Se vós me amais, guardai meus mandamentos; e eu pedirei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê e não o conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis porque permanecerá convosco e estará em vós. -Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito." (João, cap. XIV, v. 15 a 17 e 26).
Jesus promete, então, outro consolador: o Espírito da Verdade, que o mundo ainda não conhece, por não estar maduro para o compreender, consolador que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para relembrar o que o Cristo há dito. Se, portanto, o Espírito de Verdade tinha de vir mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não dissera tudo pois as pessoas, naquele momento, não conseguiriam entender; se ele vem relembrar o que o Cristo disse, é que o que este disse foi esquecido ou mal compreendido.
"O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba de onde vem, para onde vai e por que está na Terra; chama para os verdadeiros princípios da Lei de Deus e consola pela fé e pela esperança". Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI)
O QUE REVELA ?

Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento.
Qual a sua abrangência?
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento das atividades, e do comportamento humano. Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Princípios da Doutrina Espírita (pontos fundamentais):
DEUS: O Pai Criador, a Inteligência Suprema, a Causa Primeira de Todas as Coisas.
JESUS: O Guia e Modelo, O Amado Mestre, O Espírito Mais Perfeito que já passou pela Terra, o Governador Espiritual do Planto Terrestre.
KARDEC: A Base Fundamental.
. Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
. O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.
. Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (Homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.
. No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
. Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
. O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semi-material que une o Espírito ao corpo material.
. Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
. Os Espíritos são criados simples e ignorantes, evoluem intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.
. Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
. Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
. Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso, intelectual e moral, depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.
. Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
. As relações dos Espíritos com os homens são constantes, e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro.
. Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.
. A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.
. O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
. A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
. A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
. A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.
Prática Espírita
. Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebestes". Assim, todos os trabalhadores espíritas (oradores, passistas, dirigentes, médiuns de toda ordem, músicos, etc) trabalham sem recebimento financeiro algum.
. A prática espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.
. O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, búzios ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
. O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeter os seus ensinos ao crivo da razão antes de aceitá-los.
. A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adote.
. Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.
. O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".
O estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita.

| ||||
![]() |
| |||
![]() |
| |||
![]() |
| |||
![]() |
| |||
![]() |
| |||
![]() |
| |||
![]() |
| |||
![]() |
|
Auta de Souza |
![]() |
Yvonne A. Pereira |

Vianna de Carvalho |
Ivon Costa |
MEDIUNIDADE
CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS
1. MÉDIUNS DE EFEITOS FÍSICOS

2MÉDIUNS SENSITIVOS OU IMPRESSIONÁVEIS
São pessoas que sentem a ação dos espíritos de modo vago ou indefinido como: mudanças repentinas em seus sentimentos, pressentimentos, sensações físicas .
Sem contudo compreenderem ou receberem comunicações claras.
Seria uma mediunidade latente, que pode ou não evoluir para outras manifestações.
3. MÉDIUNS AUDIENTES
São as pessoas que recebem a comunicação dos espíritos através de vozes e sons. Podendo ser essa percepção clara e externa ao ser, ou uma espécie de ressonância interior, como que vinda de sua consciência.
4. MÉDIUNS FALANTES
São as pessoas que verbalizam as comunicações dos espíritos sem terem a intenção ou iniciativa. O processo na maioria dos casos é espontâneo e não controlável.
5. MÉDIUNS VIDENTES
São os médiuns com a capacidade de enxergarem os espíritos e outras criações não perceptíveis pelos olhos físicos, como formas pensamento, auras, energias diversas.
6. MÉDIUNS SONAMBÚLICOS
São os médiuns que agem sobre a influência de um espírito durante o seu transe sonambúlico. Os sonâmbulos que não são considerados médiuns, ou com uma mediunidade muito rudimentar,
7. MÉDIUNS DE CURA
São os médiuns dotados mais especialmente de força magnética curadora, que pode ser amplificada pela ação dos espíritos que também trabalhem mais especificamente com curas. Esses espíritos catalisam os fluídos magnéticos do médium para o objetivo da cura.
8. MÉDIUNS PNEUMATÓGRAFOS
Consiste na escrita produzida diretamente pelo espírito, sem o uso das mãos do médium, como ocorre na psicografia.
Entretanto para que o fenômeno ocorra, é necessária a presença de médiuns dotados de características como alta capacidade de concentração e mediunidade de efeitos físicos. É extremamente rara.
**************************************************
Reforma Íntima e mediunidade

Espíritos que somos, fomos todos criados “simples e ignorantes, isto é, sem saber”, devendo, através das múltiplas chances encarnatórias, conhecer a verdade e palmilhar a estrada da evolução rumo à perfeição, o que nos proporcionará “a pura e eterna felicidade”, que é nossa destinação.
Jesus, há mais de dois mil anos, ensinou-nos o Mandamento do Amor, base indispensável para qualquer melhoria individual e coletiva. A seguir, com as importantes parábolas, Ele nos exemplificou quais atitudes devemos ou não tomar. E, como roteiro seguro, receita para essa escalada luminosa rumo ao progresso, legou-nos as Bem-aventuranças, verdadeiro “coração” do Sermão da Montanha: aí, nessas pérolas inigualáveis de sabedoria e doçura, encontramos, em maravilhosa simplicidade, os recursos íntimos que devemos desenvolver em nós a fim de capacitar-nos para pensar, sentir e agir no bem.
Mais tarde, em pleno século XIX, a Doutrina Espírita veio, com a permissão de Deus e sob a orientação do Cristo, recordar-nos seus ensinos, enfatizando a necessidade de que os sigamos para sermos realmente felizes, o que é o anseio de toda a Humanidade.
Assim, com esclarecimentos detalhados, é-nos sinalizada, como imprescindível, a nossa reforma íntima, único meio de alcançarmos nossas metas de júbilo e pureza. Aliás, Jesus já nos animava a encetar essa reconstrução interior, ao afirmar: “Vós sois a luz do mundo. Vós sois o sal da terra”.
E nós, como estamos? Apesar de todas essas informações, de todos esses avisos,muitos de nós ainda estamos claudicantes nesse mister, às vezes até caminhando invigilantes, descuidados, esquecendo que, embora o progresso seja uma lei divina, nós somos seres inteligentes: “o princípio inteligente do Universo”,7capazes de alcançar patamares evolutivos superiores, mais ou menos rapidamente, conforme o uso que façamos de nosso livre-arbítrio.
Por que é tão difícil praticarmos com autenticidade a Lei de Amor? Para algumas pessoas, a palavra “amor” encerra tanta grandeza, tanta sensação de incomensurável, que não raro se sentem esmagadas” e incompetentes ante esse peso, praticamente desistindo dessa inadiável empreitada.
Todos nós precisamos entender que “reformar”significa “novamente dar forma a alguma coisa”,“modificá-la para melhor”, e, porque não, “retocá-la”, “embelezá-la”... É higienizarmos nosso interior, sanando-o de miasmas pestilenciais, eliminando sombras persistentes, as quais, desavisadamente, permitimos que nos invadissem, e que insistem em querer ocultar a luz da verdade que irá nos libertar.
Um bom amigo nosso (Milton Menezes), em suas explanações em tarefas espíritas, costuma alertar a seus ouvintes de que, se não nos achamos aptos ainda a cultivar o amor incondicional, devemos dedicar-nos corajosa e persistentemente a semear e cultivar os “filhotes do amor” (respeito, paciência, tolerância, humildade, simplicidade etc.).
Desse modo, embora enfrentando numerosas dificuldades individuais, iremos paulatinamente eliminando erros e edificando virtudes, as quais nos levarão ao Amor Incondicional, semelhante ao de Jesus. Por conseguinte, ouçamos a voz de Jesus em nós, e, com perseverança, anulemos conscientemente os adornos enganosos do Homem Velho, que nos cerceiam a evolução, e dediquemo-nos a esculpir em nós mesmos o Homem Novo, tornado-nos Cidadãos do Universo, dignos filhos amados de nosso Pai.
Não tenhamos dúvida de que, então, estaremos transformando a Terra realmente num mundo azul, belo e evangelizado. Recordemos as palavras judiciosas do Dalai Lama: Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior.
Fonte:
*****************************************************************************************
Criaturas vampirizadoras de nossos sentimentos, desejos e pensamentos de baixíssima vibração. Alimentam-se dessas energias negativas, sugando nossas reservas. Podem ser inicialmente geradas ou atraídas por nós mesmos, através do desequilíbrio físico, espiritual e emocional ou enviadas por espíritos malignos que encontram "abertura" em nossa defesa psíquica. Quando o indivíduo encontra-se sob forte processo obsessivo, as larvas são continuamente renovadas, crescendo assustadoramente. Muitos casos em que a medicina clínica não consegue diagnosticar o quadro, encontram-se nessa categoria. A permanência dessas sibstâncias é altamente nociva ao ser, implicando em desordens físicas e espirituais que variam de intensidade e danos, dependendo das medidas terapeuticas e profiláticas adequadas.
LARVAS ASTRAIS, VIBRIÕES PSÍQUICOS

Essas criaturas existem independentes no astral inferior como uma réplica dos parasitas encontrados na vida biológica, e como eles, são potencialmente perigosas para quem está mais vulnerável às suas investidas. Nesse caso, baixa imunidade seria de natureza moral e espiritual. Não que todos os seres vitimados por essas criaturas, sejam pervertidos e desprovidos de valores espirituais elevados, e sim que quando entramos em sintonia de baixa vibração, pela cólera, inveja, ressentimentos, desejos de vingança, pensamentos suicidas ou homicidas, sexualidade promíscua etc, abrimos a nossa guarda e deletamos a nossa imunidade, possibilitando o assédio e crescimento acelerado dessas criaturas.
Indica-se a limpeza, desinfecção e imunidade energética através de passes magnéticos, ingestão de água fluidificada, passes em Terreiros de Umbanda, utilização de florais, comoterapia, banhos de descarrego com ervas, aplicação de Reiki, terapias de orações, repetição de mantras, modificação do padrão mental negativo, através da inovação de hábitos saudáveis como yoga, meditação, caminhadas, abstinência de álcool e fumo excessivo, alimentação comedida e saudável, mudança de hábitos sexuais nocivos e degenerados entre outros.
Outros nomes atribuídos a essas criaturas: Larvas espirituais, larvas fluídicas, larvas energéticas, vibriões mentais, bacilos psíquicos, larvas psíquicas, vermes astrais.
********************************************************************************
O nosso lar, nosso castelo.
Dentro dos nossos lares, nos sentimos seguros, protegidos pelos muros de alvenaria.
Temos modos de pensar e agir de forma diferente de quando estamos fora deste.
Quando deixamos o ambiente do nosso lar, mergulhamos no oceano do mundo comum à todos.
Aquela paz e tranquilidade que até pouco nos envolvia, vai pouco a pouco se perdendo.
A capa dos bons fluidos, como gelo vai se derretendo.
E muitos, para se igualar a este mundo onde o mal ainda impera sobre o bem, vai adquirindo a mesma frequência como que abaixando a sua vibração.
A ligação que nos ajuda a ter bons pensamentos e em seguida boas ações vai se igualando a de todos.
A pessoa vai se nivelando a tudo.
Um mundo hostil, de dúvidas, algumas vezes violento.
Muitas vezes agindo assim alguns pensam em se mostrar fortes para afugentar o possível inimigo, enfim: se proteger.
E no dia-a-dia, no lido profissional, familiar entre outros, vamos tendo os enfrentamentos, as diferenças que nos faz crescer.
Ou não!
E em muitos desses momentos e enfrentamentos em que todos estamos sujeitos, afloram muitos desequilíbrios de nossas reencarnações passadas pedindo reajustamentos.
Agredimos e somos agredidos.
E ao final do dia o que levamos de volta aos nossos lares?
Ao chegar em casa encontramos o nossos entes queridos, também de volta das suas batalhas individuais.
E aí? o que vai se tornar esse caldo de problemas? Uma guerra familiar?
O lar, uma benção de Deus para resgate e reajustamentos individuais e coletivos, já têm as sua diferenças.
E a agora?
Vai haver uma somatória de tudo isso?
Logicamente tudo isso vai depender de cada um, de como receber e enfrentar tudo isso, se tem o conhecimento da vida eterna.
Enfim, embasamneto cristão.
Mas temos um remédio salutar: O Evangelho no Lar.
Momento semanal de limpeza e higienização do nosso castelo.
Momento de queimar miasmas, negatividades e té envolvimentos.
O poder mental que muitas pessoas têm nesse momento, realização de verdadeiros prodígios.
Como sempre tudo vai depender da fé, concentração de cada um.
Pode ser realizado em qualquer ambiente, inclusive no seu trabalho.
Só ou em grupo.
Não tem contra indicação.
Só faz bem.
Roteiro
Escolher um dia da semana em que seja possível a presença de todos.
Ou faça só.
Cumpra o horário rigorosamente, o dia e a hora.
Você quer ter a assistência dos espíritos, do seu anjo guardião, certo?
E acham que eles estão a disposição a qualquer hora?
Não.
Ociosidade não faz parte dos espíritos de luz , pontualidade portanto.
Para iniciar a reunião, faça uma prece simples e espontânea, com o valor e sentimentos do seu coração.
Dê a abertura com a leitura de livros com pequenas mensagens como Vinha de Luz, Pão Nosso, Fonte Viva, todos ditados por Emmanuel a Francisco Cândido Xavier.
Faça um breve comentário do que foi lido.
Agora a leitura sequencial do Evangelho Segundo o Espiritismo, faça o comentário do que foi lido, sempre em voz alta, pois muitos espíritos são trazidos para esclarecimentos nestas reuniões.
Fazer a limpeza da casa, ambiente por ambiente.
Fazer as vibrações para os presentes, parentes enfim, a todos que desejar.
Pedir pela paz no mundo, a implantação e a vivência do Evangelho em todos os lares.
Entendimento entre todas as religiões.
A cura dos doentes do corpo e da alma.
Não transformar a reunião em trabalho mediúnico.
Assistência Espiritual deve ser em lugares idôneos.
Não suspender ou adiar o Evangelho por causa de visitas, passeios ou acontecimentos fúteis.
Só se você acreditar que um bate papo ou um cineminha valem mais que o seu equilíbrio e dos seus familiares.
Coloque uma música calma, clássica, erudita, new age.
Eu aconselho que se você tiver um problema grave, que faça o Evangelho no lar todos os dias.
Você faz já o seu Evangelho, por exemplo, todos os domingos às 20h.
Faça o segundo Evangelho específico para o tal problema todos os dias às 20h30.
E o semanal para a harmonia do lar e da família.
Assim no domingo ficará os dois bem próximos, otimizando melhor o seu tempo e da espiritualidade.
Como fazer o Evangelho em todos os lares
O nosso lar, nosso castelo.
Dentro dos nossos lares, nos sentimos seguros, protegidos pelos muros de alvenaria.
Temos modos de pensar e agir de forma diferente de quando estamos fora deste.
Quando deixamos o ambiente do nosso lar, mergulhamos no oceano do mundo comum à todos.
Aquela paz e tranquilidade que até pouco nos envolvia, vai pouco a pouco se perdendo.
A capa dos bons fluidos, como gelo vai se derretendo.
E muitos, para se igualar a este mundo onde o mal ainda impera sobre o bem, vai adquirindo a mesma frequência como que abaixando a sua vibração.
A ligação que nos ajuda a ter bons pensamentos e em seguida boas ações vai se igualando a de todos.
A pessoa vai se nivelando a tudo.
Um mundo hostil, de dúvidas, algumas vezes violento.
Muitas vezes agindo assim alguns pensam em se mostrar fortes para afugentar o possível inimigo, enfim: se proteger.
E no dia-a-dia, no lido profissional, familiar entre outros, vamos tendo os enfrentamentos, as diferenças que nos faz crescer.
Ou não!
E em muitos desses momentos e enfrentamentos em que todos estamos sujeitos, afloram muitos desequilíbrios de nossas reencarnações passadas pedindo reajustamentos.
Agredimos e somos agredidos.
E ao final do dia o que levamos de volta aos nossos lares?
Ao chegar em casa encontramos o nossos entes queridos, também de volta das suas batalhas individuais.
E aí? o que vai se tornar esse caldo de problemas? Uma guerra familiar?
O lar, uma benção de Deus para resgate e reajustamentos individuais e coletivos, já têm as sua diferenças.
E a agora?
Vai haver uma somatória de tudo isso?
Logicamente tudo isso vai depender de cada um, de como receber e enfrentar tudo isso, se tem o conhecimento da vida eterna.
Enfim, embasamneto cristão.
Mas temos um remédio salutar: O Evangelho no Lar.
Momento semanal de limpeza e higienização do nosso castelo.
Momento de queimar miasmas, negatividades e té envolvimentos.
O poder mental que muitas pessoas têm nesse momento, realização de verdadeiros prodígios.
Como sempre tudo vai depender da fé, concentração de cada um.
Pode ser realizado em qualquer ambiente, inclusive no seu trabalho.
Só ou em grupo.
Não tem contra indicação.
Só faz bem.
Roteiro
Escolher um dia da semana em que seja possível a presença de todos.
Ou faça só.
Cumpra o horário rigorosamente, o dia e a hora.
Você quer ter a assistência dos espíritos, do seu anjo guardião, certo?
E acham que eles estão a disposição a qualquer hora?
Não.
Ociosidade não faz parte dos espíritos de luz , pontualidade portanto.
Para iniciar a reunião, faça uma prece simples e espontânea, com o valor e sentimentos do seu coração.
Dê a abertura com a leitura de livros com pequenas mensagens como Vinha de Luz, Pão Nosso, Fonte Viva, todos ditados por Emmanuel a Francisco Cândido Xavier.
Faça um breve comentário do que foi lido.
Agora a leitura sequencial do Evangelho Segundo o Espiritismo, faça o comentário do que foi lido, sempre em voz alta, pois muitos espíritos são trazidos para esclarecimentos nestas reuniões.
Fazer a limpeza da casa, ambiente por ambiente.
Fazer as vibrações para os presentes, parentes enfim, a todos que desejar.
Pedir pela paz no mundo, a implantação e a vivência do Evangelho em todos os lares.
Entendimento entre todas as religiões.
A cura dos doentes do corpo e da alma.
Não transformar a reunião em trabalho mediúnico.
Assistência Espiritual deve ser em lugares idôneos.
Não suspender ou adiar o Evangelho por causa de visitas, passeios ou acontecimentos fúteis.
Só se você acreditar que um bate papo ou um cineminha valem mais que o seu equilíbrio e dos seus familiares.
Coloque uma música calma, clássica, erudita, new age.
Eu aconselho que se você tiver um problema grave, que faça o Evangelho no lar todos os dias.
Você faz já o seu Evangelho, por exemplo, todos os domingos às 20h.
Faça o segundo Evangelho específico para o tal problema todos os dias às 20h30.
E o semanal para a harmonia do lar e da família.
Assim no domingo ficará os dois bem próximos, otimizando melhor o seu tempo e da espiritualidade.
*******************************************************
REENCARNAÇÃO - COMEÇANDO PELO FIM

Falar de reencarnação é como começar pelo fim! Aprendemos a encarar a morte de uma forma diferente e um mundo completamente novo se descortina diante de nossos olhos. Ficamos confusos entre a saudade e a curiosidade, sem saber se ficamos tristes ou felizes com a passagem de alguém. Ou a nossa! Pois é, imaginar que eu e você também vamos passar desta pra melhor algum dia pode ser um choque para algumas pessoas! Temos o hábito de achar que certas coisas só acontecem com os outros...
E outra coisa! Quando batemos as botas, passamos mesmo desta pra melhor ou é uma propaganda enganosa? Descansamos eternamente esperando as trombetas do Juízo Final nos acordarem ou passamos os dias flutuando numa nuvem tocando harpa? O que, afinal, nos aguarda?
Eu posso lhe responder isso: trabalho! É isso aí! Lembra quando dizem: "você vai ter muito tempo pra dormir depois que morrer' Lorota... O que temos é um período (que pode ser longo ou breve, depende da pessoa) de adaptação, um período de estudo e aprendizado (onde você tenta entender as lambanças que rez em vida) e, finalmente, um feliz retorno à vida encarnada (onde você vai tentar não fazer as mesmas lambanças... Tem muitas outras para você experimentar...).
A este ciclo eterno de começo e fim chamamos de Reencarnação. Popularizada na atualidade pelo Espiritismo, ela era a base de antigas religiões que formaram a cultura do mundo. Na verdade, a ideia da vida após a morte era conhecida pelos egípcios e pelos celtas, pelos indianos e pelos orientais, pelos africanos e pelos maias. Enquanto alguns povos acreditavam que o espírito correto ia para um lugar paradisíaco, outros, como os indianos, acreditavam que a alma podia migrar de um corpo para o outro em seu eterno aprendizado. A idéia de reencarnação foi obscurecida no Ocidente com o conceito de Céu e Inferno que dominou a religião cristã nos últimos dois mil anos.
Mas conceitos universais não morrem. Podem dormir, até mesmo por dois mil anos, mas ainda existem, lá no fundo da alma de cada um. Não é algo em que temos fé. Há algo que sabemos. Por isso tantas pessoas estão às voltas procurando explicações para o que acontece depois que fechamos os olhos num sono sem fim.
Eu posso lhe responder isso: trabalho! É isso aí! Lembra quando dizem: "você vai ter muito tempo pra dormir depois que morrer' Lorota... O que temos é um período (que pode ser longo ou breve, depende da pessoa) de adaptação, um período de estudo e aprendizado (onde você tenta entender as lambanças que rez em vida) e, finalmente, um feliz retorno à vida encarnada (onde você vai tentar não fazer as mesmas lambanças... Tem muitas outras para você experimentar...).
A este ciclo eterno de começo e fim chamamos de Reencarnação. Popularizada na atualidade pelo Espiritismo, ela era a base de antigas religiões que formaram a cultura do mundo. Na verdade, a ideia da vida após a morte era conhecida pelos egípcios e pelos celtas, pelos indianos e pelos orientais, pelos africanos e pelos maias. Enquanto alguns povos acreditavam que o espírito correto ia para um lugar paradisíaco, outros, como os indianos, acreditavam que a alma podia migrar de um corpo para o outro em seu eterno aprendizado. A idéia de reencarnação foi obscurecida no Ocidente com o conceito de Céu e Inferno que dominou a religião cristã nos últimos dois mil anos.
Mas conceitos universais não morrem. Podem dormir, até mesmo por dois mil anos, mas ainda existem, lá no fundo da alma de cada um. Não é algo em que temos fé. Há algo que sabemos. Por isso tantas pessoas estão às voltas procurando explicações para o que acontece depois que fechamos os olhos num sono sem fim.
Nesta série, partiremos numa viagem surpreendente e, ao mesmo tempo, familiar. Vamos conhecer o conceito de reencarnação, kharma, dnarma e o que esperar ver quando apagam a luz. Como sempre, não na nada a temer. Se você não se sente confortável com o que for apresentado aqui, não force a barra. Cada um de nós vive num determinado momento de aprendizado e não devemos nos forçar a aceitar algo que nosso coração ainda não reconhece. Nesse caso, basta que você leia, conheça e se divirta, pois é um passeio interessante, independente do que você espera encontrar nos bastidores, quando for nora de deixar o palco.
Por Eddie Van Feu
************************************************************
REENCARNAÇÃO : DÍVIDAS EM FAMÍLIA
O karma familiar está ligado às pessoas de nossa convivência. É muito comum vermos famílias em que os membros se detestam. Há um tipo de violência familiar que não se explica de outra forma. É um caso típico de pessoas que dividiram vidas anteriores e levam para esta vida seus antigos relacionamentos; abuso de crianças, ou complexos de Édipo são resquícios de antigas paixões incontroláveis. Casos de violência e distanciamento emocional são exemplos de inimigos de outrora que voltam sob o mesmo teto e com o mesmo sangue, na tentativa de resolverem suas diferenças.
A família é o núcleo da sociedade. E como se fosse uma miniatura do mundo em que vivemos. Se ela possui ranços e problemas sérios e entrega-se à decadência emocional e afetiva, o que poderemos esperar da sociedade, seu reflexo?
O karma familiar é um dos mais difíceis de lidar. Especialmente porque ele está exatamente entre o karma pessoal e o social, o que pode atrapalhar ainda mais o relacionamento entre pais e filhos, maridos e esposas. É difícil também porque precisamos criar uma conexão com pessoas que muitas vezes nos prejudicaram ou foram prejudicadas por nós. Há muita mágoa e rancor dos dois lados. Aí você pergunta: "E de quem foi esta idéia de jerico?". Apesar de não parecer, é uma idéia brilhante. O karma familiar é um dos últimos recursos para aprendermos a conviver com diferenças e superar o ego em detrimento do amor ao outro. Por mais que sua mãe tenha diferenças com você, na um elo inquebrantável entre vocês e isso vai ajudar a superar as pendengas do passado. Se você não suporta pessoas do seu trabalho, pode pedir demissão. Se você odeia seus vizinhos, pode se mudar. Mas com a família, a história é outra. Não dá pra fugir. Temos que resolver.
Por Eddie Van Feu
Nenhum comentário:
Postar um comentário