A HOMOSSEXUALIDADE NA VISÃO ESPÍRITA: SEM PRECONCEITO ALGUM
Este post narra a visão espírita em relação ao homossexualismo, a pedidos da leitora Lúcia que bem observou ser uma notícia relevante diante do caos em torno do tema. O caos a que me refiro é em relação a falta de tolerância que têm feito o assunto palco de discussões, inclusive religiosas.
Em outro post deste blog "Parábola separando o Joio do Trigo, ainda muito atual" fiz uma alusão a esta visão distorcida que afirma ser o homossexualismo um pecado, muito amparado por "religiões" que dizem que homossexuais devem se converter a Jesus para receberem a salvação e que em outros países como a Uganda sofrem torturas, descaso, perseguição e até julgamento de morte - me desculpem inserir minha opinião pessoal, mas me pergunto que Deus é esse?
Creio ser por esta razão que hoje em dia encontramos várias versões de Bíblias, incluindo a remoção do nome de Jesus em algumas. Enfim, é o homem quem julga sempre e pior, deseja que sua opinião se alastre como fel, num processo manipultarório de poder com inúmeras inverdades.
Se refletirmos nisso veremos o quanto necessitamos evoluir! As mesmas questões permanecem, com algumas alterações por parte de uns; convido a todos lerem os jornais, e descobrirem por sí mesmos quem e para o que são patrocinadas essas ondas de violência e descriminação - a nível mundial.
Quero e muito acreditar que não sofreremos um retrocesso neste âmbito, pois há anos a Psicologia e Psiquiatria já retiraram a homossexualidade do quadro de doenças mentais;espero que a loucura dogmática de indivíduos que se encontram na política para melhor posicionarem seus crédulos e equívocos não venham a requerer que conste novamente como doença a ser tratada com drogas pesadas ou eletrochoque!!!
Mas e o que diz a doutrina em relação ao tema?
Mas como o próprio Chico Xavier destaca o importante não é preferência sexual das pessoas quando estão encarnadas. O importante é o caráter de cada um. Ele se refere a leis e mudanças de leis para o futuro. É importante então destacar que a declaraçnao foi dada e filmada na década de 70.
Andrei Moreira, em seu recente livro Homossexualidade sob a ótica do espírito imortal, encontrou na literatura espírita cinco possíveis motivadores para explicar essa experiência evolutiva (homossexualidade):
2) condição facilitadora da execução da missão espiritual;
3) situação provacional e expiacional decorrente do abuso das faculdades genésicas e do sentimento alheio;
4) reflexo mental condicionado decorrente de situações obsessivas;
5) condição reativa decorrente de processo educacional atual e/ou de traumas infantoadolescentes.
Opinião de Kardec
Em janeiro de 1866, na Revista Espírita, quando analisa o assunto “As mulheres têm uma alma?”, ele diz o seguinte:
(...)
As almas ou Espíritos não têm sexo. As afeições que as une nada têm de carnal, e, por isto mesmo, são mais duráveis, porque são fundadas sobre uma simpatia real, e não sãosubordinadas às vicissitudes da matéria.
(...)
Os sexos não existem senão no organismo; são necessários à reprodução dos seres materiais; mas os Espíritos, sendo a criação de Deus, não se reproduzem uns pelos outros, é por isto que os sexos seriam inúteis no mundo espiritual.
Os Espíritos progridem pelo trabalho que realizam e as provas que têm que suportar, como o operário em sua arte pelo trabalho que faz. Essas provas e esses trabalhos variam segundo a sua posição. Os Espíritos devendo progredir em tudo e adquirir todos os conhecimentos, cada um é chamado a concorrer aos diversos trabalhos e a suportar os diferentes gêneros de provas; é por isto que renascem alternativamente como ricos ou pobres, senhores ou servidores operários do pensamento ou da matéria.
Assim se encontra fundado, sobre as próprias leis da Natureza, o princípio da igualdade, uma vez que o grande da véspera pode ser o pequeno do dia de amanhã, e reciprocamente. Deste princípio decorre o da fraternidade, uma vez que, nas relações sociais, reencontramos antigos conhecimentos, e que no infeliz que nos estende a mão pode se encontrar um parente ou um amigo.
É no mesmo objetivo que os Espíritos se encarnam nos diferentes sexos; tal que foi um homem poderá renascer mulher, e tal que foi mulher poderá renascer homem, a fim decumprir os deveres de cada uma dessas posições, e delas suportar as provas.
A Natureza fez o sexo feminino mais frágil do que o outro, porque os deveres que lhe incumbem não exigem uma igual força muscular e seriam mesmo incompatíveis com arudeza masculina. Nele a delicadeza das formas e a fineza das sensações são admiravelmente apropriadas aos cuidados da maternidade. Aos homens e às mulheres são, pois,dados deveres especiais, igualmente importantes na ordem das coisas; são dois elementos que se completam um pelo outro.
O Espírito encarnado sofrendo a influência do organismo, seu caráter se modifica segundo as circunstâncias e se dobra às necessidades e aos cuidados que lhe impõem esse mesmo organismo. Essa influência não se apaga imediatamente depois da destruição do envoltório material, do mesmo modo que não se perdem instantaneamente os gostos e os hábitos terrestres; depois, pode ocorrer que o Espírito percorra uma série de existências num mesmo sexo, o que faz que, durante muito tempo, ele possa conservar, no estado deEspírito, o caráter de homem ou de mulher do qual a marca permaneceu nele. Não é senão o que ocorre a um certo grau de adiantamento e de desmaterialização que a influência da matéria se apaga completamente, e com ela o caráter dos sexos. Aqueles que se apresentam a nós como homens ou como mulheres, é para lembrar a existência na qual nós os conhecemos.
Fonte da matéria sobre Kardec: http://www.ieja.org/portugues/Estudos/Artigos/p_homossexualismonavisaoespirita.htm
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