Cromoterapia
“Os seus pensamentos, palavras e sua conduta, fazem as cores do seu universo de hoje e de amanhã.”
*************************************************************************************************************
Laranja: Se você está nervoso ou ansioso, use a cor laranja ou ferrugem. É um tom que sugere segurança e paz.
Amarelo: Se você é atormentado por pensamentos negativos, o amarelo é a cor com tendência a ficar mais relaxado e pensar positivo. Tem um efeito calmante sobre o emocional. A cor amarela é a cor da perseverança, coragem, cuidado e generosidade.
Azul: Todos os tons de azul irão ajudá-lo a relaxar. Esta é a cor das aspirações elevadas, liberdade interior, amor, calma, desinteresse, desprovido de ciúme e possessão.
Verde: Considerável facilidade tanto física quanto psíquica. Isso permite equilibrar com a estrutura psíquica e somática e permite uma rápida redução do estresse.
Vermelho: Se você sente falta de energia, para harmonizar o Chi (energia) que circula em seu corpo, você precisa ser estimulado pelas cores vibrantes, como o vermelho.
Rosa: Se você está estressado e sente a necessidade de ver "A vida cor-de-rosa”, usada com uma cor diferente como a branca, ajuda a aliviar o estresse.
Lilás: É muito bom para a mente, liberando um enorme fator de refinação, que permite o controle emocional.
Branco: É o símbolo da eterna juventude e beleza. É uma verdadeira fonte de paz, tranquilidade e pureza espiritual.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨USO DAS CORES :
Uma pequena lista daquilo que você pode curar com cromoterapia e quais as cores indicadas.
- Dor de cabeça: azul
- Alergias: índigo
- Apetite forte: índigo
- Poco apetite: amarelo
- Artrite: lilas
- Asma: vermelho
- Dor nas costas: azul
- Câncer: verde
- Resfriados: vermelho
- Tose: azul
- Diabete: índigo
- Náuseas: azul
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Cromoterapia: o poder das cores
O uso da cromoterapia é verdadeiramente holístico. É tratamento não invasivo e poderoso que remonta a milhares de anos, conforme comprovado em textos antigos encontrados na Índia, China e Egito.
A cor é simplesmente a luz de diferentes comprimentos de onda e, como tal, é uma forma de energia, que neste caso transformar-se em terapia. A energia da luz afeta todas as células vivas. Esta terapia estimula os centros nervosos e trabalha com problemas relacionados a deficiências de energia que podem causar desgaste físico e mental.
Usadas de maneira correta, essas diferentes frequências de luz, ou de cor, podem ter um efeito profundo de cura sobre toda a criação, humanos ou não. É um fato científico de que tudo tem sua própria uma vibração. E a terapia das cores visa equilibrar e fortalecer centros de energia, os chakras, em nosso corpo. São Usadas sete cores num espectro luminoso, contribuindo para estimular o processo de cura. Funciona como um catalisador, e incentiva o funcionamento normal e saudável do corpo. A cor está em todos os lugares e deve ser utilizada como parte da vida cotidiana. Um especialista em cromoterapia pode explicar e aconselhar sobre como usar cores em casa para a saúde e o bem-estar. Absorvemos a energia das cores não só através dos olhos, mas também através da pele e do campo eletro magnético, ou aura.
Essa cura pode dar-se em qualquer problema, físico, mental, emocional ou espiritual, para situações específicas, e também para o relaxamento. Pode ser usada com segurança e eficácia, seja sozinha, em complemento à outra terapia, alternativa ou ortodoxa, para adultos, crianças, bebês e animais, ainda que jamais deva ser considerada como substituta do tratamento médico convencional. Mas bem antes da ciência médica ter reconhecido os benefícios do ultravioleta e infravermelho, curandeiros naturais já usavam a cromoterapia no tratamento dos pacientes.
Uma sessão de terapia é feita em um quarto escuro, com slides coloridos ópticos, aparelhos de cromoterapia ou com um projetor de slides simples. A cor pode ser aplicada em partes do corpo, ou nele inteiro. A pessoa que receber este tratamento deve ser relaxada e concentrada na cor aplicada. As luzes podem ser usadas constantemente ou ritmicamente. A técnica da água solarizada é uma maneira simples e barata de aplicação de cores para o corpo. Água, quando exposto à luz solar em um recipiente de cor, pelo menos uma hora, irradia-se e assume uma parte da energia vibracional dessa cor em particular. Usando o mesmo método também pode preparar o açúcar solarizado ou óleo.
As cores
Todas as cores, dependendo de suas características, tem poderes de cura, e cada cor é aplicada para diversas doenças.
Disciplinas orientais consideram, há séculos, a importância dos centros de chacras de energia. Cada chacra corresponde uma determinada cor de luz, que deve ser aplicada a esse ponto de equilíbrio energético natural do corpo.
. 1 • Chakra na coroa da cabeça: violeta.
. 2 • Chakra do terceiro olho, no centro da testa: anil.
. 3 • Chakra da garganta: turquesa, azul e céu azul.
. 4 • Chakra do coração: verde.
. 5 • Chakra do Plexo Solar: amarelo.
. 6 • Chakra base: vermelho.
. 7 • Chakra da alma: laranja.
. 2 • Chakra do terceiro olho, no centro da testa: anil.
. 3 • Chakra da garganta: turquesa, azul e céu azul.
. 4 • Chakra do coração: verde.
. 5 • Chakra do Plexo Solar: amarelo.
. 6 • Chakra base: vermelho.
. 7 • Chakra da alma: laranja.
Vermelho:
• Ativa o sistema circulatório. Estimula o processo de aprendizagem e concentração, e aumenta a força de vontade e a constância. Ideal para lutar contra o cansaço no corpo. Recomenda-se a incorporar vermelho em uma sala utilizada para o estudo, pois estimula a criatividade. Também é recomendado se precisar escrever, ler ou realizar qualquer tarefa intelectual.
Laranja:
• Útil para esgotamento nervoso. Levanta o espírito e deixa uma sensação de euforia.
Se levar uma vida sedentária, incorporando essa cor em seu entorno, pode ser estimulada a força de vontade. Faz querer levantar e se movimentar.
Se levar uma vida sedentária, incorporando essa cor em seu entorno, pode ser estimulada a força de vontade. Faz querer levantar e se movimentar.
Amarelo:
• Relaxa os músculos e reduz o excesso de preocupação. Ajuda em situações em que se está pessimista ou insatisfeito. Usar roupa amarela durante o dia pode levantar a energia e dormir em um quarto amarelo irá ajudá-lo a acordar de manhã.
Verde:
• Regenera as células do corpo, relaxa os músculos e alivia a vista cansada. Alivia as tensões e agressões, e renova o otimismo. Esta cor é indicada para aliviar a dor, ou pode ser usada para acalmar dores. É ideal para uma sala usada para descanso.
Azul:
• Esta cor dá uma sensação de relaxamento e serenidade. Ajuda a superar medos. Uma massagem sob a luz azul pode ajudar a aliviar a dor e dá resultados imediatos. Ajuda a recuperar do cansaço e faz outras terapias surtirem maior efeito, como a massagem, que será mais eficaz.
Violeta:
• Desintoxica o corpo, apoiando a expulsão de toxinas e melhora o fluxo de oxigênio para as células. Estimula a atividade cerebral, pois estimula o fluxo sanguíneo para o cérebro, ativando a intuição e a inspiração. Essa cor é a cor perfeita, no local de trabalho, ou onde seja preciso usar o poder do cérebro, porque reduz o stress e a tensão.
Branco:
• Fortalece o sistema imunológico. Produz um estado de energia positiva e bom humor. É a melhor cor para ter dentro de casa afim de manter um espírito calmo e uma energia constante.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Cromoterapia nas suas roupas
O Feng Shui pode estar presente em nosso guarda-roupa, especialmente se falarmos das energias das cores que vestimos. É bom conhecer exatamente o que transmite cada cor, assim poderemos selecionar a nossa roupa segundo o que teremos que enfrentar em nosso dia e a imagem que queremos transmitir.
A seguir, veremos os conceitos do Feng Shui para as cores e suas energias, sabendo que elas são divididas segundo os cinco elementos: fogo, terra, água, metal e madeira.
As cores do fogo: vermelhos e laranjas. Estas cores são como a energia do fogo, expansivas. O vermelho capta a atenção de todos, transmitindo confiança e poder. Esta cor é ideal para quem deseja ser a alma da festa. Mas estas cores não são recomendadas para um primeiro dia no trabalho, estudar com os amigos ou encarar um conflito.
As cores da terra: amarelo. Esta cor está relacionada com o tradicional, o estável e sólido. Transmite bem-estar e calor, mas não serve se desejamos dar a imagem de inovadores ou dinâmicos.
Esta cor é ideal para quando você vai conhecer a família do seu amor, para visitar doentes ou assinar contratos.
As cores do metal: prata e branco. O metal representa o estado de maior densidade. As cores desta categoria transmitem uma imagem limpa, calmada, curiosa e refletiva.
Ideal para uma reunião formal, entrevista de trabalho ou provas de estudo. Mas não são muito recomendadas na hora de estar com crianças, sair para a balada ou para se divertir.
As cores da água: azuis escuros e pretos. O preto é a ausência de toda luz, e por isso a cor mais enigmática de todas. Vestir esta cor convida ao outro a nos conhecer, mas deve ser evitada se você deseja um papo dinâmico e aberto.
Estas cores são ideais para um primeiro encontro, para seduzir, para as conversas íntimas ou para um analista. Não são recomendáveis na hora de uma entrevista de trabalho, para convencer um auditório ou para presentar um projeto.
As cores da madeira: verdes. O verde simboliza a esperança, o crescimento, a novidade, a originalidade. Mas deve ser evitada nas situações em que temos que transmitir confiança e seguridade.
Ideal para as mulheres grávidas, estilistas ou artistas. Pouco recomendável na hora de assinar um contrato ou visitar doentes.
Ao trabalhar com as cores para fins terapêuticos, o cromoterapeuta deve, antes de tudo, estar em equilíbrio físico, mental e espiritual.
O cromoterapeuta deve analisar detalhes, buscando associar os sintomas às causas emocionais.
Na cromoterapia a cura se dá quando conseguimos ao mesmo tempo: restabelecer o equilíbrio bioenergético do corpo e eliminar a forma pensamento negativa causadora da doença.
Muitas das doenças que afetam o homem tem sua origem na aura, ou seja, as doenças se estabelecem primeiramente à nível emocional/mental que mais tarde podem somatizam-se causando a doença no corpo físico.
A cromoterapia não trata apenas os sintomas, ela dirige-se à causa do desequilíbrio energético, ou seja, ela atinge o campo energético dos órgão e sistemas.
Atenção: O uso das cores não dispensa o tratamento médico.
APLICAÇÃO DAS CORES
Vermelho
Corresponde à nota musical dó e ao Chacra Básico.
O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante.
O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço.
Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão.
O vermelho é contra-indicado para temperamentos sangüíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.
Alimentos vermelhos: frutas e legumes de casca vermelha e alimentos que contenham ferro.: beterraba, rabanete, carne, cerejas, ameixa vermelha, groselhas, morango, agrião, etc..
Laranja
Corresponde à nota musical ré e ao Chacra Esplênico.
O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress.
Do ponto de vista psicológico, o laranja ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas idéias.
Indicado nos casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé , joelhos, punhos) e problemas respiratórios.
O laranja é contra-indicado para pessoas com insônia.
Alimento laranjas: vegetais e frutas de casca alaranjadas como: laranja, mexerica, melão, manga, abóbora, cenoura, pêssegos, etc..
Amarelo
Corresponde à nota musical mi e ao Chacra Plexo Solar .
O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios cerebrais, favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo.
Do ponto de vista psicológico o amarelo estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo.
Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes.
O amarelo é contra-indicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarréia, gastrite e alcoolismo.
Alimentos amarelos: vegetais e frutas de casca amarela como: limão, banana, abacaxi, milho, batata doce, melão, etc..
Verde
Corresponde à nota musical fá e ao Chacra Cardíaco.
O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Age no coração e na pressão sangüínea. O verde acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo.
Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova.
Indicado para baixar a pressão alta, baixar a febre, insônia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crianças, vitalizar os órgãos do sistema digestivo, vitalizar órgãos do sistema urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer.
O verde não possui contra-indicação, mas devemos usar o verde com prudência e não exagerar.
Alimentos verdes, todas as verduras verdes e frutas e legumes de casca verde.
Azul
Corresponde à nota musical sol e ao Chacra Laríngeo.
O azul é uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades anti-sépticas, é refrescante e adstringente. Vitaliza as glândulas tireóide e paratireóides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório.
Do ponto de vista psicológico, o azul pode trazer relaxamento, paz e quietude.
Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireóide, insônia, queimaduras e nervosismo.
O azul é contra-indicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.
Alimentos azuis: frutas e vegetais azuis como: uvas, ameixas preta, uva passa, amora, aspargo, batata.
Índigo/Anil
Corresponde à nota musical lá e ao Chacra Frontal.
O índigo assim como o azul possui propriedade calmante e relaxante. É uma cor anestésica, antiinflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.
Do ponto de vista psicológico, clareia, limpa as correntes psíquicas do corpo e estimula a intuição.
Indicado para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne.
O índigo não apresenta contra-indicações.
Alimentos índigos: os mesmos utilizados nos alimentos azuis e violetas.
Violeta
Corresponde à nota musical si e ao Chacra Coronário.
A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal. Atua de modo mais tranqüilizante no sistema nervoso simpático, exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue, estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal. É antiinflamatório, desinfeccionante, antiestressante .É a cor da transmutação de energias.
Do ponto de vista psicológico , o violeta possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.
Indicado para exercícios de concentração e meditação, no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço, raquitismo, problemas na bexiga.
O violeta não apresenta contra-indicações.
Alimentos de cor violeta: berinjela, uva roxa, amora preta, beterraba, repolho roxo, brócolis, etc..
Rosa
Cor que vibra o amor, e o desejo de prazer. Enaltece a beleza feminina. Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sangüíneo.
Indicado para desintoxicar o centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores.
O rosa não apresenta contra-indicações.
Branco
É a união de todas as cores, combinação perfeita das freqüências coloridas.
Indicado para energizar todo o corpo. Não apresenta contra-indicações.
Formas de tratamento
Água Solarizada
Para fazer a água solarizada você pode usar garrafas ou copos coloridos, pintados com tinta vitral ou revestidos com papel celofane . Use sempre água filtrada ou da fonte, não encher até a borda. Coloque a garrafa ou o copo no sol (entre 8:00h e 11:00h) para que a água possa ser energizada. O tempo necessário para energizar a água dependerá da intensidade do sol. (quando o dia está nublado eu deixo a manhã inteira, quando o dia está bom eu deixo por 2 horas). Você pode usar esta técnica com óleo de amêndoas; apenas em tratamentos de uso externo. Ideal é fazer a água solarizada todos os dias, pois algumas cores deterioram-se em pouco tempo. Por exemplo as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) deterioram-se em 2 dias; as cores frias, podem durar até uma semana se guardadas na geladeira.
Lâmpadas coloridas
Para usar a luz de lâmpada coloridas você pode adaptar spots (fixo) ou bastão com bocal com lâmpadas de 25 Watts com a cor necessária para o tratamento.
No caso do spot fixo, as lâmpadas devem ser direcionadas para a região afetada no paciente, que pode estar deitado ou sentado.
No caso do bastão, você pode aplicar em movimentos circulares, no sentido horário, numa distância de 5 a 10cm da pele.
O tempo de exposição de cada cor varia de 3 a 10 minutos.
Janelas coloridas
Nas janelas, onde os raios de sol penetram (de preferência no período da manhã), você pode colocar papel celofane, na cor necessitada . Sente-se sob a projeção da luz. Tempo de exposição aproximadamente 5 a 10 minutos.
Cromoterapia como complemento no tratamento de algumas doenças
Podemos destacar os Egípcios, os Gregos, os Chineses e Indianos. Veja abaixo alguns dos casos onde a Cromoterapia pode ajudar:
Anemia: respiração, ingestão de água e alimentos da cor vermelha. Aplicação de luz vermelha na sola de cada pé por 5 minutos, prosseguindo pelo mesmo período pela barriga da perna, joelhos, coxas e base da coluna. Encerrar a aplicação, com a irradiação da cor verde ou azul, por alguns minutos.
Ansiedade: Banhos de luz, azul e verde no corpo todo e ingestão de água solarizada.
Asma: Respirar e ingerir água na cor laranja e ter uma atitude mental positiva e otimista. Aplicar a cor laranja no peito e na garganta, por 10 minutos. Quando apresentar melhoras, usar a luz azul na garganta por 15 minutos.
Azia: banhos de luz amarelo e verde, localizados.
Bronquite: Respirar a cor laranja e tomar suco de limão e laranja. Aplicar a luz laranja noronquite: estômago e abdome, por 10 a 15 minutos ou mais de acordo com as necessidades do paciente.
Cansaço: banhos de luz azul e verde no corpo todo.
Catarata: Respirar o raio índigo. Banhar os olhos com água solarizada índigo. Coloca panos embebidos na água solarizada índigo na fronte. Num segundo estágio, aplicar a cor índigo nos olhos e na fronte por 30 minutos.
Coceira: banhos de luz azul e verde ou compressas com água solarizada
Conjuntivite: banhos de luz azul e violeta ou compressas com água solarizada.
Constipação: Respirar e tomar pequenas quantidades de água solarizada amarela. Aplicar luz amarela no estômago e abdome, durante 20 minutos, à noite e pela manhã.
Cortes: Aplicar água solarizada ou banhos de luz índigo para estancar a hemorragia.
Dispepsia: Respiração e ingestão de água com raios amarelos. Aplicar no plexo solar, durante 30 minutos a cor amarela, 2 vezes ao dia.
Dor de cabeça: banho de luz azul, localizado e ingestão de água solarizada, quantas vezes for necessário.
Dor de Garganta: aplicar luz azul na garganta durante 15 minutos, Fazer gargarejos com água solarizada azul a cada 2 horas.
Espinhas no rosto: banhos de luz localizados azul e verde e banhos com água solarizada azul.
Falta de apetite: banhos de luz laranja, visualizar a cor laranja.
Febres: Aplicar a luz azul no centro da inflamação e ingestão de água solarizada azul.
Flatulência: Tomar, pequenas quantidades de água solarizada amarela entre as refeições.
Friagem: banhos de luz vermelha no corpo todo.
Inflamação nos ouvidos: Aplicar luz índigo e ingerir água solarizada índigo, 2 vezes por dia.
Insônia: Aplique a luz azul e índigo.
Irritabilidade: Banhos de luz, verde e azul, no corpo todo e água solarizada (3 copos por dia).
Queimaduras: Aplicar luz azul para aliviar a dor.
Rouquidão: Tomar água solarizada azul em pequenos goles. Aplicar luz azul na garganta a cada meia hora. Respirar o raio azul no amanhecer.
Obs: a Cromoterapia não dispensa o tratamento médico
O cromoterapeuta deve analisar detalhes, buscando associar os sintomas às causas emocionais.
Na cromoterapia a cura se dá quando conseguimos ao mesmo tempo: restabelecer o equilíbrio bioenergético do corpo e eliminar a forma pensamento negativa causadora da doença.
Muitas das doenças que afetam o homem tem sua origem na aura, ou seja, as doenças se estabelecem primeiramente à nível emocional/mental que mais tarde podem somatizam-se causando a doença no corpo físico.
A cromoterapia não trata apenas os sintomas, ela dirige-se à causa do desequilíbrio energético, ou seja, ela atinge o campo energético dos órgão e sistemas.
Atenção: O uso das cores não dispensa o tratamento médico.
APLICAÇÃO DAS CORES
Vermelho
Corresponde à nota musical dó e ao Chacra Básico.
O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante.
O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço.
Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão.
O vermelho é contra-indicado para temperamentos sangüíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.
Alimentos vermelhos: frutas e legumes de casca vermelha e alimentos que contenham ferro.: beterraba, rabanete, carne, cerejas, ameixa vermelha, groselhas, morango, agrião, etc..
Laranja
Corresponde à nota musical ré e ao Chacra Esplênico.
O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress.
Do ponto de vista psicológico, o laranja ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas idéias.
Indicado nos casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé , joelhos, punhos) e problemas respiratórios.
O laranja é contra-indicado para pessoas com insônia.
Alimento laranjas: vegetais e frutas de casca alaranjadas como: laranja, mexerica, melão, manga, abóbora, cenoura, pêssegos, etc..
Amarelo
Corresponde à nota musical mi e ao Chacra Plexo Solar .
O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios cerebrais, favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo.
Do ponto de vista psicológico o amarelo estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo.
Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes.
O amarelo é contra-indicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarréia, gastrite e alcoolismo.
Alimentos amarelos: vegetais e frutas de casca amarela como: limão, banana, abacaxi, milho, batata doce, melão, etc..
Verde
Corresponde à nota musical fá e ao Chacra Cardíaco.
O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Age no coração e na pressão sangüínea. O verde acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo.
Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova.
Indicado para baixar a pressão alta, baixar a febre, insônia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crianças, vitalizar os órgãos do sistema digestivo, vitalizar órgãos do sistema urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer.
O verde não possui contra-indicação, mas devemos usar o verde com prudência e não exagerar.
Alimentos verdes, todas as verduras verdes e frutas e legumes de casca verde.
Azul
Corresponde à nota musical sol e ao Chacra Laríngeo.
O azul é uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades anti-sépticas, é refrescante e adstringente. Vitaliza as glândulas tireóide e paratireóides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório.
Do ponto de vista psicológico, o azul pode trazer relaxamento, paz e quietude.
Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireóide, insônia, queimaduras e nervosismo.
O azul é contra-indicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.
Alimentos azuis: frutas e vegetais azuis como: uvas, ameixas preta, uva passa, amora, aspargo, batata.
Índigo/Anil
Corresponde à nota musical lá e ao Chacra Frontal.
O índigo assim como o azul possui propriedade calmante e relaxante. É uma cor anestésica, antiinflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.
Do ponto de vista psicológico, clareia, limpa as correntes psíquicas do corpo e estimula a intuição.
Indicado para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne.
O índigo não apresenta contra-indicações.
Alimentos índigos: os mesmos utilizados nos alimentos azuis e violetas.
Violeta
Corresponde à nota musical si e ao Chacra Coronário.
A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal. Atua de modo mais tranqüilizante no sistema nervoso simpático, exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue, estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal. É antiinflamatório, desinfeccionante, antiestressante .É a cor da transmutação de energias.
Do ponto de vista psicológico , o violeta possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.
Indicado para exercícios de concentração e meditação, no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço, raquitismo, problemas na bexiga.
O violeta não apresenta contra-indicações.
Alimentos de cor violeta: berinjela, uva roxa, amora preta, beterraba, repolho roxo, brócolis, etc..
Rosa
Cor que vibra o amor, e o desejo de prazer. Enaltece a beleza feminina. Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sangüíneo.
Indicado para desintoxicar o centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores.
O rosa não apresenta contra-indicações.
Branco
É a união de todas as cores, combinação perfeita das freqüências coloridas.
Indicado para energizar todo o corpo. Não apresenta contra-indicações.
Formas de tratamento
Água Solarizada
Para fazer a água solarizada você pode usar garrafas ou copos coloridos, pintados com tinta vitral ou revestidos com papel celofane . Use sempre água filtrada ou da fonte, não encher até a borda. Coloque a garrafa ou o copo no sol (entre 8:00h e 11:00h) para que a água possa ser energizada. O tempo necessário para energizar a água dependerá da intensidade do sol. (quando o dia está nublado eu deixo a manhã inteira, quando o dia está bom eu deixo por 2 horas). Você pode usar esta técnica com óleo de amêndoas; apenas em tratamentos de uso externo. Ideal é fazer a água solarizada todos os dias, pois algumas cores deterioram-se em pouco tempo. Por exemplo as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) deterioram-se em 2 dias; as cores frias, podem durar até uma semana se guardadas na geladeira.
Lâmpadas coloridas
Para usar a luz de lâmpada coloridas você pode adaptar spots (fixo) ou bastão com bocal com lâmpadas de 25 Watts com a cor necessária para o tratamento.
No caso do spot fixo, as lâmpadas devem ser direcionadas para a região afetada no paciente, que pode estar deitado ou sentado.
No caso do bastão, você pode aplicar em movimentos circulares, no sentido horário, numa distância de 5 a 10cm da pele.
O tempo de exposição de cada cor varia de 3 a 10 minutos.
Janelas coloridas
Nas janelas, onde os raios de sol penetram (de preferência no período da manhã), você pode colocar papel celofane, na cor necessitada . Sente-se sob a projeção da luz. Tempo de exposição aproximadamente 5 a 10 minutos.
Cromoterapia como complemento no tratamento de algumas doenças
Podemos destacar os Egípcios, os Gregos, os Chineses e Indianos. Veja abaixo alguns dos casos onde a Cromoterapia pode ajudar:
Anemia: respiração, ingestão de água e alimentos da cor vermelha. Aplicação de luz vermelha na sola de cada pé por 5 minutos, prosseguindo pelo mesmo período pela barriga da perna, joelhos, coxas e base da coluna. Encerrar a aplicação, com a irradiação da cor verde ou azul, por alguns minutos.
Ansiedade: Banhos de luz, azul e verde no corpo todo e ingestão de água solarizada.
Asma: Respirar e ingerir água na cor laranja e ter uma atitude mental positiva e otimista. Aplicar a cor laranja no peito e na garganta, por 10 minutos. Quando apresentar melhoras, usar a luz azul na garganta por 15 minutos.
Azia: banhos de luz amarelo e verde, localizados.
Bronquite: Respirar a cor laranja e tomar suco de limão e laranja. Aplicar a luz laranja noronquite: estômago e abdome, por 10 a 15 minutos ou mais de acordo com as necessidades do paciente.
Cansaço: banhos de luz azul e verde no corpo todo.
Catarata: Respirar o raio índigo. Banhar os olhos com água solarizada índigo. Coloca panos embebidos na água solarizada índigo na fronte. Num segundo estágio, aplicar a cor índigo nos olhos e na fronte por 30 minutos.
Coceira: banhos de luz azul e verde ou compressas com água solarizada
Conjuntivite: banhos de luz azul e violeta ou compressas com água solarizada.
Constipação: Respirar e tomar pequenas quantidades de água solarizada amarela. Aplicar luz amarela no estômago e abdome, durante 20 minutos, à noite e pela manhã.
Cortes: Aplicar água solarizada ou banhos de luz índigo para estancar a hemorragia.
Dispepsia: Respiração e ingestão de água com raios amarelos. Aplicar no plexo solar, durante 30 minutos a cor amarela, 2 vezes ao dia.
Dor de cabeça: banho de luz azul, localizado e ingestão de água solarizada, quantas vezes for necessário.
Dor de Garganta: aplicar luz azul na garganta durante 15 minutos, Fazer gargarejos com água solarizada azul a cada 2 horas.
Espinhas no rosto: banhos de luz localizados azul e verde e banhos com água solarizada azul.
Falta de apetite: banhos de luz laranja, visualizar a cor laranja.
Febres: Aplicar a luz azul no centro da inflamação e ingestão de água solarizada azul.
Flatulência: Tomar, pequenas quantidades de água solarizada amarela entre as refeições.
Friagem: banhos de luz vermelha no corpo todo.
Inflamação nos ouvidos: Aplicar luz índigo e ingerir água solarizada índigo, 2 vezes por dia.
Insônia: Aplique a luz azul e índigo.
Irritabilidade: Banhos de luz, verde e azul, no corpo todo e água solarizada (3 copos por dia).
Queimaduras: Aplicar luz azul para aliviar a dor.
Rouquidão: Tomar água solarizada azul em pequenos goles. Aplicar luz azul na garganta a cada meia hora. Respirar o raio azul no amanhecer.
Obs: a Cromoterapia não dispensa o tratamento médico
Propriedades físicas e fisiológicas da cor:
1 – A cor possui força, peso, ação e temperatura.
Essas são suas propriedades básicas; as demais são extensão ou refinamentos dessas quatro (esta é a chave da cura pela cor, semelhante ao uso dos números de zero a nove na matemática).
2 – A temperatura da cor: quente x frio: vermelho, laranja, amarelo e infravermelho são raios quentes, produzem calor e força para criar reações químicas no corpo.
Quanto maior a resistência, maior o calor. O vermelho combinado com o amarelo tem alto poder de penetração. O azul, o violeta e o ultravioleta são raios frios.
3 – Medida de calor: variam as quantidades de calor nas cores. Para medi-las, coloca-se um termômetro num copo colorido d’agua. Os raios vermelhos emitem maior quantidade de calor, e os raios azuis, menor.
4 – Peso e força da cor: medem-se essas propriedades fazendo incidir um raio de luz sobre uma régua em posição de perfeito equilíbrio: a régua penderá no sentido da luz.
5 – Ação da cor: aumento ou diminuição das vibrações. Todas as formas de energia ou de vibrações relacionadas entre si, podendo facilmente aproximar-se ou afastar-se da outra. O calor pode converter-se em luz que, quando aplicada às plantas, é vital para sua nutrição, crescimento e reprodução.
Algumas propriedades inter-relacionadas da cor:
O vermelho é útil nos casos de presbitismo ou nas pessoas com hipermetropia; leva a pessoa ao egocentrismo. Neste caso, o vermelho faz o ego recuar ao self. Essa pessoa está muito presa a seu campo de ação e não é suficientemente egocêntrica.
Emprega-se o azul para fazer o introvertido sair da concha. O azul faz as forças de a cabeça descer pelo corpo.
O vermelho remete as forças das partes baixas para a parte superior do organismo.
O diafragma é o regulador e o distribuidor dessas duas forças; a que induz para cima e a que faz descer.
As cores e os símbolos
Vermelho: Símbolo do fogo da paixão, da ira, do perigo, da destruição. Os romanos utilizavam a bandeira vermelha nas batalhas para estimular as glândulas endócrinas. Estas soltam adrenalina e ajudam a aumentar o nível de energia.
Amarelo: Cor do intelecto, mais da percepção do que da razão. Se olhado fixamente, o amarelo perturba. Para muitos povos antigos, ele era o princípio animador da vida. Para os chineses, simbolizava a nobreza. Sugere ainda contentamento, júbilo e alegria ruidosa.
Associa-se o amarelo-escuro a doenças, traições, decepção, bem como a covardia. Ativa os nervos motores; por isso gera energia para os músculos. O amarelo é excelente para os nervos e para o cérebro; é estimulante motor e construtor dos nervos. Tem ação estimulante, purificadora e eliminadora sobre o fígado, os intestinos e a pele; energiza a região digestiva.
O amarelo é um mau humor calmante, catártico e vermífugo. Purifica o a corrente sanguínea; ativa o sistema linfático.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/49586/cromoterapia-ou-colorterapia#ixzz30DJ9hwlv
Essas são suas propriedades básicas; as demais são extensão ou refinamentos dessas quatro (esta é a chave da cura pela cor, semelhante ao uso dos números de zero a nove na matemática).
2 – A temperatura da cor: quente x frio: vermelho, laranja, amarelo e infravermelho são raios quentes, produzem calor e força para criar reações químicas no corpo.
Quanto maior a resistência, maior o calor. O vermelho combinado com o amarelo tem alto poder de penetração. O azul, o violeta e o ultravioleta são raios frios.
3 – Medida de calor: variam as quantidades de calor nas cores. Para medi-las, coloca-se um termômetro num copo colorido d’agua. Os raios vermelhos emitem maior quantidade de calor, e os raios azuis, menor.
4 – Peso e força da cor: medem-se essas propriedades fazendo incidir um raio de luz sobre uma régua em posição de perfeito equilíbrio: a régua penderá no sentido da luz.
5 – Ação da cor: aumento ou diminuição das vibrações. Todas as formas de energia ou de vibrações relacionadas entre si, podendo facilmente aproximar-se ou afastar-se da outra. O calor pode converter-se em luz que, quando aplicada às plantas, é vital para sua nutrição, crescimento e reprodução.
Algumas propriedades inter-relacionadas da cor:
O vermelho é útil nos casos de presbitismo ou nas pessoas com hipermetropia; leva a pessoa ao egocentrismo. Neste caso, o vermelho faz o ego recuar ao self. Essa pessoa está muito presa a seu campo de ação e não é suficientemente egocêntrica.
Emprega-se o azul para fazer o introvertido sair da concha. O azul faz as forças de a cabeça descer pelo corpo.
O vermelho remete as forças das partes baixas para a parte superior do organismo.
O diafragma é o regulador e o distribuidor dessas duas forças; a que induz para cima e a que faz descer.
As cores e os símbolos
Vermelho: Símbolo do fogo da paixão, da ira, do perigo, da destruição. Os romanos utilizavam a bandeira vermelha nas batalhas para estimular as glândulas endócrinas. Estas soltam adrenalina e ajudam a aumentar o nível de energia.
Amarelo: Cor do intelecto, mais da percepção do que da razão. Se olhado fixamente, o amarelo perturba. Para muitos povos antigos, ele era o princípio animador da vida. Para os chineses, simbolizava a nobreza. Sugere ainda contentamento, júbilo e alegria ruidosa.
Associa-se o amarelo-escuro a doenças, traições, decepção, bem como a covardia. Ativa os nervos motores; por isso gera energia para os músculos. O amarelo é excelente para os nervos e para o cérebro; é estimulante motor e construtor dos nervos. Tem ação estimulante, purificadora e eliminadora sobre o fígado, os intestinos e a pele; energiza a região digestiva.
O amarelo é um mau humor calmante, catártico e vermífugo. Purifica o a corrente sanguínea; ativa o sistema linfático.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/49586/cromoterapia-ou-colorterapia#ixzz30DJ9hwlv

Desde a antigüidade, nossos ancestrais sempre acreditaram no poder “mágico” das cores. As paredes da antiga capital chinesa, Pequim, eram pintadas de vermelho, os telhados de amarelo e representavam o Bem e os Bons Espíritos. O interior dos templos egípcios, tinha os tetos pintados de azul, para representar o céu, e o verde, usado no chão, representavam as margens do rio Nilo. Os gregos usavam determinados tons para intensificar a forma e o contorno, o azul e suas nuances eram usados para realçar as sombras. Nas ilhas gregas, portas e janelas, ainda hoje, são pintadas de azul e azul-turquesa, para intensificar a integração entre o céu e o mar Mediterrâneo.
As cores que escolhemos para nossa casa, dizem muito sobre a nossa personalidade, por exemplo: pessoas que gostam do amarelo são, geralmente, ativas, de mente aberta. As que escolhem o rosa são afetivas e calorosas e se preocupam com o próximo. As que optam pelo verde-claro, são calmas e com a auto-estima elevada.
A Cromoterapia estuda a influência das cores sobre o corpo humano.
Ela pode nos ajudar a viver melhor, trazendo mais equilíbrio e harmonia para o nosso dia a dia.
Utilizada como forma de orientação diária para equilibrar as vibrações regentes nos corpos físico, emocional e espiritual.
Todos nós sabemos que a cor nos influencia diretamente.
Ela pode nos ajudar a viver melhor, trazendo mais equilíbrio e harmonia para o nosso dia a dia.
Utilizada como forma de orientação diária para equilibrar as vibrações regentes nos corpos físico, emocional e espiritual.
Todos nós sabemos que a cor nos influencia diretamente.
QUEM NÃO TEM UMA COR FAVORITA Por mais que queiramos optar por outra cor, sempre acabamos escolhendo a mesma. Este fato está ligado a influência da vibração das cores em nosso corpo e em nosso estado de humor. Quando não gostamos de determinada cor, é porque a vibração dela nos incomoda e, talvez, nos faça tomar contato com nosso lado escuro, aquele que não gostamos de mostrar. Normalmente é a cor que mais necessitamos.
O uso das cores em pessoas com desequilíbrios físicos e emocionais acelera o seu restabelecimento, o tratamento cromoterápico, auxilia no combate as doenças, fazendo com que o tempo de tratamento seja reduzido.
ATENÇÃO !!!!
A cromoterapia, não faz curas miraculosas, nem dispensa o tratamento médico e os seus remédios, ela atua com complemento, ajudando o ser humano a se conhecer, a “ouvir” o seu corpo e a se reequilibrar.
ATENÇÃO !!!!
A cromoterapia, não faz curas miraculosas, nem dispensa o tratamento médico e os seus remédios, ela atua com complemento, ajudando o ser humano a se conhecer, a “ouvir” o seu corpo e a se reequilibrar.
A Cromoterapia serve de complemento a um tratamento alopático.
Associada a Aromaterapia, se torna ainda mais eficiente no propósito de reestruturar ou manter
um determinado nível energético, visando o bem-estar não de uma parte do corpo mas do todo (HOLOS).As formas de utilização são as mais diversas:
* aplicação direta de luzes em pessoas, animais ou ambientes * vestimentas * alimentos * produtos * projeção mental * bastões de cromoterapia, etc
UMA COR PARA CADA DIA DA SEMANA
Segunda-feira, dia de recomeçar a rotina e enfrentar os desafios e as dificuldades que possam surgir. Uma boa dica é usar uma peça de roupa na cor vermelha, pois é estimulante e revigorante, trazendo energia e disposição, além de combater a depressão. Sendo assim, abuse do vermelho para começar a semana.
Na terça-feira, utilize o laranja para trazer mais movimento, coragem e ousadia para o resto da semana. A cor também ajuda a trabalhar seus medos e inseguranças. Então, caso se sinta travado em algum projeto ou atividade que precise de solução, use laranja. Se precisar tomar decisões e expor suas ideias, a cor também ajudará você a enfrentar esses desafios.
Na terça-feira, utilize o laranja para trazer mais movimento, coragem e ousadia para o resto da semana. A cor também ajuda a trabalhar seus medos e inseguranças. Então, caso se sinta travado em algum projeto ou atividade que precise de solução, use laranja. Se precisar tomar decisões e expor suas ideias, a cor também ajudará você a enfrentar esses desafios.
- Na quarta-feira, experimente usar uma peça de roupa ou um acessório na cor amarelo, que ajuda a melhorar a mente, trabalha o lado intelectual e ainda oferece mais concentração e disciplina nas tarefas do dia-a-dia.Na quinta-feira, aposte no verde, que é a cor do equilíbrio e trabalha a autoestima e ameniza a ansiedade. A cor ainda ajuda a relaxar e oferece força de sobra para você aguardar a chegada do final da semana. Além disso, também propicia mais equilíbrio no dia-a-dia.Na sexta-feira, muita gente fica ansiosa com a chegada do sábado ou precisa correr para deixar em dia as tarefas do trabalho. Sendo assim, use uma peça de roupa ou um acessório na cor azul, que oferece tranquilidade e calma.No sábado, experimente usar a cor índigo, que trabalha a intuição, traz proteção e purifica os ambientes, ajudando você a recarregar suas energias. Se for curtir o dia ao lado de seu par, use a cor rosa para trabalhar a afetividade e a comunicação com quem ama. Mas se está querendo conquistar alguém especial, utilize o vermelho que além de trazer coragem, vai estimular seu lado sedutor.Domingo é dia de descansar e também de refletir. Por isso, use o violeta, que transmuta, transforma e ajuda na busca do eu interior. É a cor da espiritualidade, do transcendental, do autoconhecimento.Aproveite para recarregar suas energias, volte para dentro de si, busque respostas aos seus questionamentos. Você não precisa seguir à risca as sugestões de cores para o dia. Mas agora que já conhece os significados de cada uma, tire o máximo de proveito do que as cores têm para lhe oferecer.
- EXERCÍCIO:
EXPERIMENTE UMA VISUALIZAÇÃO USANDO O VERDE OU O AZUL
Tente fazer um exercício rápido: se você tiver facilidade em visualizar mentalmente as cores e estiver ansioso e passando por momentos de stress, use o verde e o azul em visualizações.- Feche os olhos e imagine a cor verde como um feixe de luz entrando no topo da sua cabeça e descendo lentamente até os seus pés.
- Faça a mesma coisa com o azul na sequência. Perceba como só de fazer isso seu coração já está mais desacelerado e você está mais calmo e tranquilo, respirando melhor.
Este exercício pode ser feito todos os dias, pelo menos uma vez ao dia.

Está relacionada ao nosso sétimo chacra, conhecido como o Chacra Coronário. Rege a consciência de nós mesmos e do nosso lugar no universo, o sentido de unicidade e perfeita integração com nosso “Eu”. É a cor da satisfação espiritual e contém a sabedoria divina.
Características Gerais:
A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal. É a cor da dignidade, do respeito próprio e da nobreza. Indicada para ambientes de concentração e meditação, como Salas de Reiki, pois aumenta a introspecção. É também a cor dos sonhos, do místico e do encantamento. Pessoas sensíveis tem uma atração natural pela cor.
Efeitos Espirituais:
Violeta é uma cor muito associada à clarividência e intuição. Favorece o relaxamento mental e a conexão com estados mais elevados de consciência. Limpa e purifica os pensamentos. Tem o poder de transmutar a energia negativa em positiva.
Efeitos Físicos:
O Violeta tem ação purificadora. É antiinflamatório, desinfeccionante, antiestressante. É cicatrizante, ameniza os estados de irritação, e dá vitalidade para o cérebro. Tem ação purificante no sangue e efeito calmante no coração. Auxilia a largar vícios como álcool e fumo e possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário