POSTAGENS/ ARTIGOS ALEATÓRIOS

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

KIOSQUE:ALINHANDO OS CHACRAS







                                                         
            ALINHAMENTO DOS CHAKRAS








                                   ALINHAMENTO DOS  CHAKRAS                                                                                                         


Os chakras são centros de força capazes de influenciar energeticamente nossa saúde e emoções. Localizados no centro energético que circunda o ser humano, eles captam a energia vital e a distribuem para o corpo através das glândulas endócrinas, do sistema nervoso e dos órgãos vitais. Localizados ao longo da coluna vertebral, possuem forma espiralada com hélices girando no sentido horário.

A energia da vida flui através desses centros produzindo diferentes estados psíquicos, emocionais e sentimentais, afetando todos os aspectos da nossa vida, a nossa criatividade, vitalidade e bem-estar. 

Quando os chakras estão em bom funcionamento e a energia circula livremente, isso reflete no nosso exterior. Nos sentimos alegres e cheios de energia, 
em perfeita saúde e equilíbrio.

Ao contrário, se os chakras estiverem bloqueados, sem bom funcionamento, podemos nos sentir sem vitalidade, ter problemas de saúde, desequilíbrios emocionais, distúrbios psíquicos ou em outros níveis. Como eles estão interligados, se um chakra estiver bloqueado isso afetará todo o sistema energético. 


Picture

Desbloquear os chakras proporciona a livre circulação de energia pelo corpo humano, condição essencial para a saúde e perfeita harmonia com o Universo. 

Utilizo várias maneiras para alinhar os canais energéticos:

uso das cores alinhado ao uso da cristalografia, age a nível celular com o auxílio da caneta orgônica (bastão cromático com um cristal na ponta e lâminas coloridas), emitindo um campo de energia quando direcionada aos vórtices. O Reiki, exercícios de ativação e energização dos chakras, exercícios físicos para desbloqueios das energias, são alguns desses recursos. A intervenção terapêutica também produz bons resultados na proporção em que estivermos dispostos a dissolver nossos conflitos internos através do amor em busca da liberdade, alegria e serenidade.
                                                            


Os 7 Chakras Principais

Picture

1° - Chakra Base   
Vitalidade, capacidade de concretização, instinto de sobrevivência
Cor: Vermelho

Glândulas: Supra-renais
Região: Base da coluna - cócix, estendendo-se até os joelhos
                                              
2° - Chakra Umbilical
Sexualidade, purificação, reação emocional
Cor: Laranja

Glândulas: Gônadas
Região: 2 dedos abaixo do umbigo - inclui parte do intestino, ovários, rins e região lombar

3° - Plexo solar
Poder, realização pessoal, consciência do Eu, sabedoria, vida emocional
Cor: Amarela

Glândulas: Pâncreas
Região: Boca do estômago

4° - Cardíaco
Capacidade de amar a si e aos outros
Cor: Verde, evoluindo para o rosa

Glândulas: Timo
Região: Centro do peito

5° - Laríngeo
Capacidade de expressão, criatividade e assimilaçãoCor: Azul
Glândulas: Tireóide
Região: Garganta
                       6° - Frontal 
                    
   Intuição, Compreensão
                       Cor: Índigo e violeta

                       Glândulas: Hipófise
                       Região: Entre as sobrancelhas                       7° - Coronário
                       Espiritualidade, fé
                       Cor: Branco, Violeta

                       Glândulas: Pineal
                       Região: No topo da cabeça



Os 7 Chakras explicado às crianças

Picture

No episódio O Guru, da série Avatar - The Last Air Bender,Aang, dominador do elemento Ar, que está predestinado a ser um Avatar, um ser capaz de dominar os 4 elementos e trazer a paz a um mundo dominado pela tirania da Nação do Fogo, vai ao encontro do Guru Pathik para aprender a controlar o “Estado de Avatar”. Nesse momento Aang fica sabendo que precisa dominar os seus 7 chakras.- "Chakras, o que são os chakras"?

Picture

Guru Pathik: Você deve manter o equiíbrio interior antes que possa trazer equilíbrio ao mundo. A água fuli neste riacho como a energia flui no seu corpo. Como pode ver, há várias poças por onde a água passa antes de prosseguir. Essas poças são como os chakras.
Aang: Então os chakras sao como poças nas quais a energia do nosso corpo flui.
Guru Pathik: Exato! Se nada a deter, a água dessa poça flui pura e clara. Entretanto, a vida é complicada e as coisas tendem a cair na poça... e então o que acontece?
Aang: O riacho não consegue fluir.
Guru Pathik: Sim! Mas... se abrirmos o caminho entre as poças, a energia flui. Há vários chakras no corpo. Cada poça de energia tem um propósito e pode ser bloqueada por uma emoção específica.


Primeiro abriremos o chakra da terra. Localizado na base da espinha, este é responsável pela sobrevivência. E é bloqueado pelo medo. O que você mais teme? Deixe os seus medos ficarem claros para você. Sua visão não é real. Está preocupado com a sua sobrevivência, mas deve despojar-se desses medos. Deixe os seus medos fluírem rio abaixo.

O próximo é o chakra da água. Este chakra é responsavel pelo prazer e está bloqueado pela culpa. Agora, observe toda a culpa que a sua alma carrega. Pelo que você sente culpa? Aceite a realidade, essas coisas acontecem. Mas não deixe que ela ofusquem e envenenem a sua energia. Se você vai ser uma influência positiva para o mundo precisa perdoar a si mesmo.

O próximo é o chakra do fogo, localizado no estômago. Este chakra lida com a força de vontade e está bloqueado pela vergonha. O que é que mais o envergonha? Qual a maior decepção consigo mesmo? Você nunca vai encontrar o equilíbrio se negar essa parte da sua vida..

O quarto chakra é o chakra do coração. É responsável pelo amor e está bloqueado pela tristeza. Liberte-se de toda a amargura diante de você. Você realmente sofreu uma grande perda... mas o amor é uma forma de energia. E está ao redor de todos nós. Deixe a dor ir embora...

O quinto, a seguir, é o chakra do som, localizado na garganta. Ele lida com a verdade e está bloqueado pelas mentiras. Aquelas que contamos a nós mesmos. Você não pode mentir sobre a sua própria natureza.

A sexta poça de energia é o chakra da luz, localizado no centro da testa. É responsável pelo discernimento e está bloqueado pela ilusão. A maior ilusão deste mundo é a ilusão da separação. Coisas que achamos que estão separadas e são diferentes, são certamente a mesma coisa. Todos somos um, mas vivemos divididos. Estamos todos ligados, tudo está conectado. Isso é certo, inclusive a separação dos 4 elementos é uma ilusão. Se você abrir a sua mente, verá que todos os elesmentos são um só, quatro partes de um todo.

chakra do pensamento está localizado na coroa da cabeça. E é responsável pela energia cósmica pura. Está bloqueado pelas ligações terrenas. Medite sobre o que o prende a este mundo. Agora, deixe que todas essas conexões se desliguem. Deixe que fluam para longe do rio. Esqueça-as! Aprenda a deixá-las ir, ou não poderá deixar fluir a energia cósmica pura.



                    

Exercício de Ativação e Alinhamento dos Chakras






Equilíbrio e Harmonia
Esse exercício é útil para criar um campo energético de equilíbrio e harmonia.
Prepare um ambiente confortável, com luz suave. De preferência em lugar silencioso, não muito frio, nem muito quente.
Coloque-se confortavelmente, sentado ou deitado. Procure relaxar toda a musculatura de seu corpo. Repare na sua respiração e procure suavemente colocar um compasso mais calmo, respirando mais profundamente.
Essa respiração deve ser abdominal. Imagine seu abdômen se enchendo de ar e vá soltando aos poucos até soltá-lo totalmente. Faça essa respiração por algumas vezes até sentir que está completamente relaxado.
Agora a cada inspiração que der imagine o ar entrando por suas narinas numa cor vermelha como se fosse uma névoa, indo se depositar no seu chakra básico, localizado entre o ânus e os genitais, que se abre para baixo.
Veja esse chakra como se fosse uma flor e a cada inspiração concentre sua atenção, simplesmente sem intenção nenhuma ou expectativa. Sua atenção estimula uma suave animação do chakra que começa a girar lenta e constantemente. Uma energia morna e latejante flui do mesmo. Sinta como você fica calmo e sereno, repleto de gratidão pelo planeta que é o seu lar. Conserve essa calma e serenidade dentro do seu ser.
Imagine agora o ar mudando para a cor laranja e a cada inspiração ele entrando por suas narinas como uma névoa, indo se depositar no seu chakra esplênico, localizado abaixo do umbigo um palmo, abrindo-se para frente.
Da mesma forma concentre somente sua atenção a cada inspiração, que anima o segundo chakra, fazendo-o circular um pouco mais vibrante do que no primeiro chakra.
Essas vibrações vão se expandindo em círculos cada vez maiores até o envolver totalmente, como se estivesse abraçando e aconchegando com muita energia. Sinta a grande segurança, deixe-se levar pelo carinho, confie.
Essa é a energia de um novo tempo, de um novo momento e um sentimento profundo de felicidade se espalha por todo seu ser. Guarde com você esse sentimento.
Concentre-se agora no terceiro Chakra o do Plexo solar, localizado dois dedos acima do umbigo, abrindo-se para frente. Inspirando o ar profundamente na cor amarela como se fosse uma névoa, deposite no chakra com toda a intensidade de sua mente.
Permaneça assim, sua atenção estimulando o chakra do plexo solar, fazendo com que se desprenda uma energia morna e poderosa. Essa energia penetra no mais profundo de sua alma, aquecendo e iluminando como os raios de um sol. Sinta a paz e a força que partem de você.
Inspirando o ar profundamente na cor verde como se fosse uma névoa, deposite no quarto chakra, conhecido como Cardíaco, localizado no meio do peito, que se abre para frente.
Simplesmente sinta essa região, sem expectativas, nem objetivos. Essa atenção produz em seu chakra cardíaco uma vibração que se espalha em ondas suaves, ondas de energia que fazem esse centro de força entrar em movimento giratório, abrindo-se como uma flor.
Imagine que essa flor abre suas pétalas conforme gira lenta e suavemente sua cor esverdeada intensifica seu brilho partindo raios de luz, despertando em você muito amor e harmonia que te liga aos planos mais altos.
Sinta junto de você uma presença angelical, um ser amigo que te ampara, protege e orienta em todos os momentos de sua vida. Fique com esse sentimento de amor e com a certeza de que você nunca está sozinho.
Passando a atenção para o próximo chakra, o da laringe, que se localiza na cavidade do pescoço, inspirando o ar na cor azul clara, como se fosse uma névoa, deposite-o com intensidade.
Somente perceba essa região, dedicando sua atenção, sem esperar nada, sem objetivos. Sua atenção anima o chakra da garganta, você percebe que ele começa a vibrar em círculos, espalhando um brilho azul suave por todo seu íntimo.
Dentro de você sinta que sua vida se torna clara, ampla, livre e ilimitada. Tudo nesse momento se transforma dentro de você, todas as possibilidades se ampliam e você percebe que tudo pode, que tudo sabe.
Nesse momento você se aceita como é e deixa essa sua nova energia interna se irradiar livremente e abertamente para fora, contagiando a todos, ao ambiente e ao planeta.
Concentre sua atenção no chakra Frontal, situado na testa, com abertura para frente. Inspire profundamente e ao fazê-lo visualize o ar na cor azul escuro, índigo. Concentre sua atenção no chakra, envolvendo-o numa névoa nessa cor e lhe transmitindo energia.
Essa energia estimula uma vibração que se espalha em círculos de uma forma sutil. Deixa uma sensação de calma profunda e quietude, um silêncio absoluto das profundezas das águas.
O silêncio é cada vez maior, seus pensamentos estão claros, nítidos, na superfície da mente. Sua consciência torna-se plena, desse silêncio chega até você em forma de intuição, imagens, sons, sensações ou compreensões diretas.
Enquanto você permanece com essas sensações, encaminhe sua atenção para o chakra coronário, situado no alto da cabeça, que se abre para cima. Coloque somente atenção no alto da cabeça e de uma pequena abertura visualize uma luz clara e violeta brilhando no seu interior.
Imagine que você entra no seu interior como num templo sagrado e de lá vê uma nova abertura, como um teto que por ele penetra uma luz branca e brilhante que se derrama sobre você e penetra pelos seus poros te preenchendo completamente.
Nesse momento você se torna pleno. Você reconhece que essa luz brilha dentro de você desde o começo, que ela te une ao criador e juntos vocês se tornam um.
Repouse nessa luz, sem desejar ou querer nada. Simplesmente usufrua dessa magnitude do momento e se deixe iluminar. Você voltou a sua origem e essência, você chegou ao fim da sua viagem...
Essa luz permanecerá para sempre dentro de você, dentro de sua alma. Permita que isso permaneça em sua vida e dentro do seu mundo.
Vá voltando sua atenção novamente para o seu corpo, espreguice-se, respire profundamente e sinta que você está de volta no aqui-e-agora. Com os olhos fechados ainda, sinta mais uma vez todas as emoções e sensações que essa viagem te despertou e com calma abra os olhos 
*********************************************
 CHAKRAS E ALIMENTOS 
QUE ENERGIZAM


Harmonizar os chakras é fazer com que todas as suas partes estejam presentes a cada passo que você der e a cada decisão que você tomar. É o mesmo que estar inteiro, completo, agindo em sua totalidade a cada momento de sua vida. Com eles alinhados, recuperamos o ritmo e o equilíbrio, agregando bom-senso ao nosso mundo e às nossas escolhas.
Para equilibrar esse centros, podemos recorrer aos mais diferentes tipos de artifícios: mantras, alimentos, cores… Até mesmo a observação da natureza pode nos ajudar a reencontrar nosso centro.
Chakra Básico: Para equilibrar esse chakra, devemos observar e sentir Sol nascente ou poente ou então sentar e sentir a terra. O mantra para sua ativação é LAM e os alimentos que nos ajudam a alinhá-lo são os ricos em carotenóides: acerola, cereja, maçã, melancia, morango, tomate, etc.
Chakra Umbilical: O contato com a natureza que devemos ter para alinhar o chakra umbilical é observar a Lua, principalmente quando estiver cheia, e sentir as águas, sejam naturais ou do próprio banho. A alimentação ideal para seu equilíbrio é a ingestão de muitos líquidos, frutas e hortaliças como a abóbora, tangerina, damasco, cenoura, mamão, laranja. O mantra que se relaciona a este chakra é o VAM.
Chakra Esplênico ou do Plexo Solar: A harmonia desse chakra pode ser conquistada através da observação da luz solar e de campos amarelos, como os de trigo ou de girassóis. O mantra para ele é o RAM (Lê-se como o “R” na palavra “cara”) e os alimentos que o equilibra são aqueles ricos em amidos e carboidratos, como por exemplo batatas inglesas, bananas, abacaxi, milho e melão.
Chakra Cardíaco: Este chakra pode ser equilibrado com  passeios em meio a campos verdes ou com a observação de flores cor-de-rosa. Seu mantra é o YAM.Folhas, legumes e frutas verdes, como o alface, o abacate, o kiwi e o limão, ajudam a alinhar esse chakra.
Chakra Laríngeo: O mantra que propicia a harmonização desse chakra é o HAM (lê-se como na palavra carro, ou seja, “RRAM”). Outra forma de equilibrá-lo é a observação do céu azul e o reflexo do céu na água. Se você comer todos os tipos de frutas, das mais variadas cores, também estará alinhando-o.
Chakra Frontal: Observe o céu noturno e sentirá esse chakra estar cada vez mais equilibrado. O som mântrico que o harmoniza é o SHAM e os alimentos responsáveis por sua harmonia são aqueles ricos em vitamina B, como framboesa, figo, uva roxa, jabuticaba, amora. Também recomenda-se a ingestão de chás refrescantes, como os de  hortelã e menta.
Chakra Coronário: Para equilibrar este centro energético, responsável por nosso contato com o divino, devemos observar o horizonte e/ou chegar ao alto de uma montanha. Podemos, também, comer alimentos ricos em vitamina B e flavonóides, como aipim, alho, banana, cebola, graviola, pêra, entre outros. O mantra deste chakra é o som universal OM.
Lembre-se de que acordar os nossos Chakras é despertar a riqueza que diferencia o ser humano das outras formas de manifestação vivas.
Aproveito a oportunidade para deixar um breve exercício, que pode ser feito todos os dias de manhã para nos ajudar a alinhar todos os nossos centros energéticos. 

  
                                                
Exercício para o equilíbrio dos chakras
Sente-se ou deite-se confortavelmente. 
Respire profundamente, relaxe, e sinta cada parte de seu corpo.
A partir disso, Comece a entoar os mantras na seguinte ordem, concentrando sua energia em cada um dos chakras:
LAM, VAM, RAM, YAM, HAM, SHAM, OM
Repita os mantras até se sentir a energia fluir de forma harmônica por todas as partes de seu corpo. 
(Lembre-se que o HAM se lê como na palavra carro, ou seja, “RRAM” e o RAM tem o “R” como na palavra “cara”)
Que cada um de vocês possa encontrar o seu centro e seu caminho,
Muita luz, amor, sabedoria e prosperidade para cada um dos seres,
Namastê,
Pedro Michepud





Nenhum comentário:

Postar um comentário